4 tipos de massa de bolo e suas diferenças

Conheça a diferença entre os 4 tipos mais conhecidos de massa de bolo e com quais coberturas elas combinam melhor!

Conheça a diferença entre os tipos de massa de bolo.

Massas de bolo: conheça 4 tipos e suas diferenças!

Você sabia que existem diferentes tipos de massa de bolo? Pois é, não é só pão de ló, não! Hoje vamos falar sobre massa de pão de ló, genoise, amanteigada e chiffon.

Venha conhecer mais sobre o universo dos bolos!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Massa de pão de ló

O pão de ló é uma das massas mais utilizadas na confeitaria. Com seu sabor levinho, suave e saboroso, a massa é conhecida por não levar fermento — mas, no lugar desse ingrediente, levar uma grande quantidade de ovos, responsáveis por dar o volume fofo à massa. Se você ainda não conhece, é só dar uma olhadinha nessa receita de pão de ló.

No quesito recheio, essa massa fica fantástica quando recheada com doce de leite, geleias, frutas frescas e até mousses. Porém, no caso de cobertura de pasta americana, o pão de ló não é recomendado, pois não conseguiria suportar o peso da pasta. Se for fazer essa massa, invista em deliciosas coberturas como marshmallow, chantili ou até mesmo um maravilhoso naked cake!

Há massas que não suportam coberturas pesadas como pasta americana.

Enquanto algumas massas suportam coberturas pesadas, como pasta americana, outras combinam com coberturas leves, como chantili.

Massa genoise

Trata-se da massa mais utilizada para fazer os deliciosos rocamboles. Com uma textura levinha, aerada e elástica, assim como o pão de ló, a genoise se difere por contar com manteiga derretida em seu preparo. Caindo muito bem com recheios e caldas, o naked cake também é um dos tipos de bolo que caem superbem com essa massa.

Massa amanteigada

Se você procura uma massa capaz de suportar a pasta americana, a massa amanteigada é ideal! Bem estruturada, a massa feita à base de manteiga — e não margarina, hein! — é saborosa e versátil, permitindo ainda que você a incremente com frutas e castanhas, por exemplo, sem que afundem na massa. Para quem ama um bolo úmido, essa massa também é a mais recomendada. Certeza de que a receita de bolo amanteigado vai ser sucesso!

Massa chiffon

Uma massa que finaliza seu preparo com claras em neve não tem como ser ruim, né? Além disso, a massa de chiffon conta com o óleo como um de seus ingredientes, garantindo que ela fique mais estruturada e mais úmida. Por suportar temperaturas mais baixas sem que isso altere a qualidade da massa, recheios gelados e coberturas como ganache ou até mesmo pasta americana são muito bem- vindas para embalar o sabor dessa massa! Que tal apostar nessa receita de bolo chiffon delicioso?

Recomendadas
Pela Web