4 dicas de livros sobre Comida e Memória

Se você ama cozinhar, livros e livros de culinária, essas dicas de leitura são para você!

Para quem gosta de ler, cozinhar ou as duas coisas, uma boa pedida é se aprofundar no tema por inteiro, seja por meio de revistas, filmes ou livros, pois nem só de receitas vive um bom gourmand. Por isso, hoje trago indicações ótimas de livros sobre Gastronomia, Memória e (por que não?) receitas. Então anota aí!

Frango Ensopado da Minha Mãe, Crônicas de Comida é o livro mais recente da colunista Nina Horta, lançado em 2015, e já ganhou o 1º lugar em Gastronomia, do 58º Jabuti 2016. A obra traz uma compilação de crônicas da colunista e os assuntos vão desde memórias da infância até histórias de ficção, todas tendo a culinária como pano de fundo. E prepara o caderninho que tem receita gostosa pro meio também!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outra publicação para indicar de Nina Horta é o livro Não é Sopa, Crônicas e Receitas de Comida (1995), onde a escritora reúne crônicas sobre o universo culinário e também receitas de dar água na boca. Vale a pena investir nas obras dessa autora!

vinicius suspiro

Pois sou um bom cozinheiro é dos meus preferidos, tenho que confessar. Organizado pela família de Vinicius de Moraes e lançado no ano do seu centenário (2013), a publicação é para ler todas as horas. O livro reúne receitas, textos, poemas, fotos e relatos, todos empenhados em trazer da forma mais poética a relação do “poetinha” com a comida. Têm receitas da infância, originais da família de Vinicius, pratos que ele adorava comer em restaurantes, receitas elaboradas por chefs famosos da atualidade. Têm prosa, música e poesia, fotos com grandes parceiros musicais e de Vinicius vestindo um avental na cozinha de casa. Um livro cheio de história, sons e poesia, uma tradução perfeita desse artista apaixonado pelo amor, pela vida, pela comida.

IMG_2931 (480x640)

Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu, da Roberta Sudbrack, é outra leitura e aquisição indispensável para os amantes dessa e de outras artes. Isso porque o livro é pura arte! Um compilado de “food porn”, literatura, grafismo e poesia que encantam tanto quando as receitas e traduzem de forma brilhante a história de uma chef apaixonada pela cultura, pelos produtos e pela versatilidade brasileira. No meu blog, o Pistache Gourmet, tem um texto onde você pode saber mais sobre esse livro incrível. Boa inspiração e ótima leitura a todos!

Recomendadas
Pela Web