Benefícios do mamão: 10 motivos para consumir essa fruta

O mamão é uma das frutas mais populares no Brasil e não só por causa do seu gostinho saboroso. Rico em vitaminas, minerais, propriedades antioxidantes e enzimas digestivas, essa fruta é a pedida para quem quer ter uma vida mais saudável. Um ingrediente versátil, que pode ser usado em diversas receitas, como o pudim de mamão, doce …

O mamão é uma das frutas mais populares no Brasil e não só por causa do seu gostinho saboroso. Rico em vitaminas, minerais, propriedades antioxidantes e enzimas digestivas, essa fruta é a pedida para quem quer ter uma vida mais saudável. Um ingrediente versátil, que pode ser usado em diversas receitas, como o pudim de mamãodoce de mamão em compotasalada de mamão verde e moqueca de ovo com mamão verde e camarão. Agora, chegou a vez de mostrarmos 10 benefícios dessa fruta! Confira!

Pedaço de mamão

Mamão cortado sobre a mesa

Benefícios do mamão

Bom para a digestão e para o fluxo intestinal

Ele é rico em fibras que ajudam no funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, possui a papaína e a quimiopapaína, enzimas que digerem as proteínas. Seu consumo é indicado para pessoas que sofrem de prisão de ventre e querem um ingrediente natural para regularizar o intestino.

Protege contra doenças cardíacas

Excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A, o mamão ajuda a melhorar a circulação sanguínea e contribui para proteger o sistema cardiovascular. Seu alto teor de fibras também é responsável por diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Mamão cortado

Mamão cortado em pedaços servido em um prato

Fortalece o sistema imunológico

Rico em vitamina C e vitamina A, essa fruta é essencial para aumentar a resposta imunológica do corpo contra vírus e bactérias que causam doenças. Essa combinação de vitaminas é importante para evitar gripes e resfriados.

Aumenta a resistência dos ossos e combate à fadiga

Além de vitaminas e fibras, o mamão contem cálcio e fósforo na sua composição. O cálcio é conhecido por fortalecer os ossos, combatendo a osteoporose, e o fósforo é um tônico para o cansaço. Está sem energia? Coma um pedaço de mamão pela manhã!

Vitamina de mamão

Vitamina de mamão com uma fatia de mamão ao lado

Ajuda a eliminar os parasitas intestinais

Apesar de muitas pessoas descartarem as sementes do mamão, elas são comestíveis e podem ser mastigadas ou misturas em saladas e molhos para um sabor diferente. Tendo um gosto levemente picante, elas têm grandes quantidades de enzimas que são eficazes no tratamento contra os parasitas intestinais e as amebas.

Mantém a pele saudável e jovem

Além da vitamina C, ele é rico em vitamina E e antioxidantes como o betacaroteno. Eles ajudam a proteger a pele de radicais livres, diminuindo a incidência de rugas e o ressacamento.

Bom para a saúde dos olhos

A vitamina A é conhecida por aumentar a visão noturna. Como o mamão é rico em vitamina A, ele é considerado ótimo para a saúde dos olhos. Além disso, o seu consumo retarda os efeitos da degeneração macular, um doença oftalmológica relacionada à idade.

Pedaços de mamão sobre os olhos

Mamão: vários benefícios para a saúde

Impulsiona o crescimento do cabelo

A vitamina A é utilizada na produção de sebo, um composto necessário para manter os cabelos brilhantes e hidratados. Além disso, a aplicação de extrato de mamão no couro cabeludo ajuda na diminuição da caspa, além de impulsionar o crescimento e fortalecimento dos fios.

Grande aliado do emagrecimento

O mamão é um alimento pouco calórico, tendo em média (variando de acordo com o tamanho) 120 calorias, 30 gramas de carboidratos e 2 gramas de proteína. Seu baixo valor calórico e alto nutricional é indispensável para quem quer perder peso.

Creme de mamão

Creme de mamão servido em um copo

Ajuda prevenir enjoos e no tratamento da constipação

A presença de ácido fólico, vitamina C e vitamina E previnem enjoos, já que produzem um efeito tônico no estômago e nos intestinos.

No TudoGostoso, você também pode ver o porquê de consumir algumas frutas como o melão cantaloupe, graviola, romã, banana e fruta do conde!

Recomendadas
Pela Web