Extrato de baunilha caseiro: como fazer

A baunilha é uma especiaria extremamente versátil, muito utilizada no preparo de doces. Aprenda a fazer o extrato de baunilha com apenas 2 ingredientes!

extrato de baunilha

O extrato de baunilha pode ser feito em casa com as favas dessa especiaria.

A baunilha é um ingrediente supercomum e, certamente, você já usou em alguma receita doce. Ela é muita utilizada na culinária, principalmente na confeitaria, como no preparo do famoso creme de confeiteiro, um dos mais deliciosos recheios da tradicional receita de sonho de padaria.

Extrato: é possível fazer em casa

O TudoGostoso ensinará como preparar o seu próprio extrato de baunilha caseiro em poucos passos. O extrato pode substituir a fava na maioria dos doce, como na receita de cupcake de baunilha. A fava pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e também em lojas que vendem especiarias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes para o extrato de baunilha caseiro

3 favas de baunilha

250 ml de vodca

Como utilizar a fava de baunilha

Para utilizar a fava, é necessário cortá-la no meio e extrair as sementes.

Modo de preparo

  1. A primeira coisa que você fará é abrir a fava no meio, verticalmente.
  2. Em seguida, retire todas as sementes.
  3. Coloque as favas em um recipiente de vidro que tenha tampa.
  4. Depois, acrescente a vodca até que as favas estejam cobertas. Você pode utilizar outras bebidas que contenham um alto teor alcoólico, como cachaça, rum, uísque ou tequila. Neste caso, o extrato ficará com sabor da bebida usada. Isso é ótimo para aqueles pratos doces que levam álcool, como essa receita de brigadeiro de uísque.

É preciso deixar o extrato descansando por 2 meses antes de usá-lo. É importante que, uma vez por semana, você dê uma sacudida no vidro.

Os incríveis benefícios da baunilha para a saúde

Como a maioria dos ingredientes naturais, a baunilha possui diversos benefícios para a nossa saúde. Para quem não sabe, ela é ótima para quem tem problemas com acne, já que a baunilha tem efeito antibactericida, o que ajuda a eliminar as impurezas da pele e mantê-la mais saudável.

Além disso, assim como a romã é uma fonte de antioxidantes, ela também é! Os antioxidantes podem dar aquela forcinha no combate ao envelhecimento precoce e às marcas de expressão.

Se você sofre de crises de pânico ou ansiedade, umas gotas do extrato de baunilha misturadas a um copo de leite quente podem ajudar a aliviar os sintomas. Confira outros alimentos que proporcionam tranquilidade e bem-estar!

Recomendadas
Pela Web