Xilitol: benefícios e curiosidades desse ingrediente

Descubra quais são os benefícios e algumas outras curiosidades sobre o xilitol, um adoçante que tem sido cada vez mais consumido.

Você já ouviu falar em xilitol? Ele é um do adoçante muito usado por quem quer diminuir o consumo de açúcar, além de possuir diversos benefícios para a saúde. Ele é comercializado em pó e pode ser usado no preparo de bolos e biscoitos, além de ser adicionado a chás, sucos e café. Hoje o TudoGostoso irá te contar mais algumas curiosidades e benefícios do xilitol. Confira!

xiliton benefícios e curiosidades

Potinho de madeira com xilitol em pó

Curiosidades e benefícios do xilitol

Apesar de ter ficado famoso recentemente, o xilitol já é usado há um bom tempo. Tudo começou quando a Finlândia teve uma crise no mercado açucareiro durante a Segunda Guerra Mundial e precisou encontrar um substituto. Esse adoçante nada mais é do que um açúcar presente em legumes e frutas. O xilitol que encontramos no mercado normalmente é derivado do milho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outra curiosidade é que, diferente do açúcar refinado, um dos benefícios do xilitol é ajudar a diminuir a ocorrência de cáries: ele contém substâncias antibacterianas que ajudam a matar as bactérias que causam mal aos dentes e à saúde bucal. Uma dica para quem gosta de mascar chiclete depois das refeições é escolher uma marca que seja adoçada com xilitol.

benefícios e curiosidades do xilitol

Xilitol: diminui a ocorrência de cáries

Apesar de ser apenas 5% menos doce que o açúcar no sabor, ele contém até 60% menos calorias! É por isso que ele se tornou, tão rapidamente, o aliado de quem precisa diminuir o consumo de açúcar. Mas nada de achar que esse adoçante é milagroso, não, viu? Apesar dessa diferença tão grande nas calorias, o xilitol também engorda se consumido em excesso.

Alerta importante: não dê nenhum alimento com xilitol na composição para o seu cachorrinho. Enquanto ele não causa nenhum problema aos humanos, ele é tóxico para o bichinho. Portanto, mantenha-o longe!

conheça mais sobre o xilitol

Xilitol

Recomendadas
Pela Web