Vinagre em seus diversos tipos e usos

Tantos tipos de vinagre, mas para que serve cada um? E qual o sabor? Será que o mesmo pode ser utilizado para outras receitas? Vem saber mais os detalhes de alguns dos clássicos vinagres!

Saiba mais sobre os 6 tipos clássicos de vinagre.

Acerte na escolha! Utilize o vinagre certo para realçar o sabor dos seus pratos.

Um dos ingredientes mais indispensáveis na cozinha, o vinagre é item muito presente no preparo culinário. Isso porque ele é incluso nas refeições tanto como tempero para saladas, quanto para compor marinadas que contribuem para realçar ainda mais o sabor dos alimentos. Além disso, o vinagre também é muito utilizado para realizar uma boa limpeza na casa, de uma forma mais natural e sustentável.

Mas já passou por aquele momento de entrar no supermercado e se deparar com uma variedade de vinagres? Pois é, são tantas opções, cores e nomes que é inevitável ter dúvidas.

Porém não se assuste, querido leitor! Estamos aqui para esclarecer tudo e mostrar para você as características de cada um. Confira em quais alimentos esses 6 tipos de vinagre combinam para intensificar o sabor, contribuindo para deixar os seus pratos ainda mais irresistíveis e deliciosos!

Vinagre de maçã

Também conhecido como “vinagre de sidra”, este tipo de vinagre é um dos mais utilizados. Além de conservar os nutrientes presentes na maçã, ele é considerado um dos mais saudáveis por conter minerais, antioxidantes e vitaminas em sua composição. O seu sabor suave, aroma trufado e baixo teor de acidez o torna delicioso para compor pratos frios de saladas, conservas e vinagretes, sendo também extremamente delicioso quando utilizado em molhos agridoces.

Vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico possui cor escura, consistência densa e um sabor agridoce e marcante. Ele é capaz de agregar sofisticação por garantir um sabor único aos pratos. Invista em adicioná-lo em molhos de salada, como tempero para legumes, ou marinadas, dando um toque especial e incrível às carnes, peixes e até risotos. Ah, e ele pode ser utilizado até mesmo em sobremesas! Chega a dar água na boca, não? Além disso, a presença de antioxidantes também ajudam a prevenir doenças crônicas ou cardiovasculares.

Vinagre de arroz

O vinagre de arroz é bastante encontrado na culinária oriental. Seu sabor suave e levemente adocicado fazem toda a diferença no preparo de receitas como o sushi, arroz, entradas típicas das refeições japonesas e asiáticas, além de dar o toque especial nos molhos agridoces do clássico rolinho primavera.

O vinagre de maçã é muito nutritivo, combinando em saladas e molhos.

Muito utilizado nas refeições, o vinagre de maçã cai super bem em saladas e molhos agridoces. Hmmm!

Vinagre de álcool

Como o próprio nome já diz, esse vinagre é produzido a partir do álcool. De coloração clara, ele é utilizado no preparo de temperos (carnes, aves e peixes) e conservas, porém apresenta um baixo nível de nutrientes. Entretanto, o vinagre de álcool é recomendado principalmente para limpezas de casa, substituindo produtos industrializados.

Vinagre de champanhe

Sofisticado e elegante, o vinagre de champanhe tem um sabor fino, suave e levemente adocicado. Sua cor se assemelha muito a coloração do champanhe, um tom pálido de dourado claro. Esse vinagre fica maravilhoso quando utilizado para fazer legumes cozidos e marinadas, além de cair bem inclusive em saladas frias.

Vinagre de vinho

Muito utilizado pelos brasileiros, ele pode ser encontrado nas versões vinho tinto e vinho branco. Este último possui um sabor leve e suave, sendo ideal para compor pratos de saladas ou preparo de peixes. Já o vinagre de vinho tinto apresenta um sabor mais marcante, ficando uma delícia no preparo de carnes, marinadas e molhos.

O vinagre balsâmico possui sabor marcante, tornando os alimentos ainda mais suculentos.

Com um sabor marcante, o vinagre balsâmico dá um toque marcante e irresistível em pratos que vão desde saladas até carnes.

Recomendadas
Pela Web