Utilidades do açúcar: descubra 6 usos para esse ingrediente

Descubra 6 utilidades do açúcar que irão provar que esse ingrediente pode ir além da função de adoçar os pratos!

açúcar é um daqueles ingredientes básicos que temos na cozinha. Afinal, muitas receitas contam com ele para adoçar ou até mesmo equilibrar o sabor — inclusive os pratos salgados, como uma massa de pizza ou um delicioso molho de tomate caseiro. Mas você sabia que esse ingrediente pode ir muito além dessa tarefa de deixar os pratos mais docinhos ou saborosos? O TudoGostoso vai te mostrar agora as diferentes utilidades do açúcar em 6 usos inusitados que vão te surpreender. Confira!

Açúcar sendo polvilhado pelo bolo

Açúcar sendo polvilhado pelo bolo

6 diferentes utilidades do açúcar

Bolo fresquinho por muito mais tempo

Convenhamos: bolo bom é aquele bolo fresquinho, com aquela massa fofinha. Mas que tal experimentar polvilhar açúcar sobre o bolo e guardá-lo em um pote hermeticamente fechado — ou então guardar o bolo junto com torrões de açúcar? Você vai ver como seu bolo ficará saboroso por mais tempo!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Queimou a língua? Eis o seu aliado

Ok, vai: quem nunca queimou a boca ou a língua quando foi empolgadíssimo mastigar um alimento quente? O TudoGostoso já te mostrou alguns truques simples e naturais para aliviar a língua queimada, e um deles é o açúcar! Basta colocar uma pequena quantidade de açúcar sobre a região queimada e deixe ali por alguns segundos. À medida que for dissolvendo, ele aliviará a dor. Mas não precisa engolir o ingrediente, ok?

Amenize o cheiro de café impregnado nos utensílios

Ninguém merece pegar um utensílio para colocar algo mas descobrir que ele está com um cheiro de algo totalmente diferente, né? Isso pode acontecer muito com potes, canecas ou utensílios que entraram em contato com o café — isso porque os seus grãos têm um cheiro bem forte. Mas para resolver essa situação, basta deixar uma mistura de água quente com 1 colher (sopa) de açúcar de molho por alguns minutos no recipiente que está com cheiro.

Esfoliante natural

Esfoliante natural

Esfoliante natural

O açúcar também pode ser um ótimo aliado quando o assunto é estética! Você sabia que existe uma receitinha de esfoliante natural? Basta misturar açúcar cristal (pelo fato de os grãos serem mais grossinhos), banana amassada (pode ser aquela que acabou amadurecendo demais também) e mel ou azeite de oliva. Aí é só esfregar a mistura delicadamente sobre a pele e, em seguida, lavar a área. Você vai ver como vai ser fácil ficar com uma pele de pêssego!

Remova a mancha de grama das roupas

Mancha de grama na roupa das crianças é uma das mais comuns, não é mesmo? Mas tem como removê-las de forma bem simples: açúcar! Basta fazer uma pasta com água morna e açúcar e passar pela região manchada, deixando agir por aproximadamente 1 hora. Depois é só lavar normalmente e voilà: roupas limpinhas e sem sujeira impregnada!

Espante as pragas das suas plantas

De nada adianta adubar e regar as plantas religiosamente se as pragas não pararem de atrapalhar seu cuidado com elas, né? Para isso, eis um método bem menos agressivo de espantar esses visitantes inconvenientes: fortaleça a matéria orgânica da terra adicionando açúcar em diferentes pontos do jardim. Isso fará com que os parasitas se mantenham longe, permitindo que suas plantas cresçam fortes e saudáveis!

Roupa com mancha de grama

Roupa com mancha de grama

Recomendadas
Pela Web