Umami: saiba mais sobre o quinto gosto do paladar

Conhece o quinto gosto do paladar humano, o umami? Saiba mais sobre ele!

O paladar humano é composto de 4 gostos básicos: doce, amargo, azedo e salgado. No entanto, o que muita gente não sabe é que existe um quinto gosto que o constitui: o umami. Descoberto no início do século XX pelo cientista japonês Kikunae Ikeda, o umami foi reconhecido mundialmente em 2000. O termo significa saboroso em japonês e representa o que o sentido traduz para o paladar. Entenda mais sobre o que é essa descoberta!

Alimentos que despertam o gosto umami

Alimentos alimentos ricos em umami

Umami

Para compreender o efeito do umami no paladar, é preciso entender as diferenças entre gosto e sabor. Muitas pessoas pensam que se trata da mesma forma de percepção, mas são diferentes. O gosto se refere apenas ao sentido do paladar, proporcionado pelas papilas gustativas presentes na língua que respondem a estímulos de substâncias químicas nos alimentos. Já o sabor é a combinação do paladar com o olfato. Por exemplo, ao degustar uma comida com o nariz tampado, é possível sentir apenas o gosto do alimento, mas se há o olfato, você passa a sentir o sabor da mesma.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Cogumelos: alimento possível de identificar o umami

Cogumelos: alimento alimentos ricos no quinto gosto

O nosso paladar reconhece o umami quando consumimos alimentos ricos em aminoácidos (representado principalmente pelo ácido glutâmico) e em nucleotídeos. Talvez seja difícil reconhecer esse quinto gosto para muitas pessoas, mas identificá-lo também requer um aprendizado. Tente praticar dessa forma: pegue uma fatia de tomate e a deguste bem lentamente. Depois de identificar o gosto  doce e ácido do tomate, a continuidade do paladar é o gosto umami. Pode ser meio complexo de início, mas continue a treinar para identificá-lo mais facilmente.

Frutos do mar: alimentos possíveis de identificar o umami

Frutos do mar: alimentos ricos do quinto gosto

Alimentos ricos em umami são, por exemplo, as carnes, queijo parmesão, tomate, frutos do mar e cogumelos. Ele é responsável por aumentar a palatabilidade, realçando o sabor do alimento, sem aumentar a ingestão de sal. Pesquisas estão sendo realizadas para analisar se esse quinto gosto também é responsável por aumentar a sensação de saciedade ao comer. Ainda há muito o que aprender sobre o umami, mas ser capaz de reconhecê-lo é mais um passo para entender mais sobre o corpo humano.

Recomendadas
Pela Web