Tudo sobre corantes alimentícios

Quem resiste a um doce com cores super vibrantes? Ou a um bolo com uma cobertura rosa bem chamativo? Difícil, né? As cores fazem parte do nosso dia a dia e não poderiam ficar de fora da nossa alimentação. Os corantes alimentícios são os responsáveis por trazer tanto colorido aos nossos pratos e hoje vamos falar um pouquinho dessa substância tão importante para a culinária!

Entenda um pouco mais sobre a ação dos corantes alimentícios, curiosidades e como substituir os corantes artificiais por corantes naturais!

A expressão “comer com os olhos” é a chave para entender melhor o efeito do corante na nossa alimentação. Alguns alimentos simplesmente não ficariam tão atraentes aos nossos olhos se não tivessem uma coloração específica que chame a nossa atenção, não é?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entenda um pouco mais sobre a ação dos corantes alimentícios, curiosidades e como substituir os corantes artificiais pelos naturais!

A importância das cores nos alimentos

Você também é daquelas pessoas que associam a cor ao sabor? Já imaginou um sorvete de morango sem cor? Ou uma gelatina transparente? Até mesmo as cerejas em calda precisam do corante para ficarem bem vermelinhas por que depois de fervidas, ficam completamente sem cor. Por esses e outros motivos, os corantes mantem o aspecto apetitoso e uniformizam as cores já existentes nos alimentos. Mas, quem disse que para ser colorido precisa ser artificial? Você pode fazer seus próprios corantes com produtos naturais e colorir seus alimentos em casa. Veja algumas dicas nos próximos passos.

Corante vermelho

Para fazer esse corante você vai precisar de um ingrediente bem fácil de encontrar: a beterraba! Você pode bate-la no liquidificador até obter um suco e levar ao fogo até obter uma consistência maior. Para receitas doces, você pode substituir por frutas vermelhas como cerejas e morangos, por exemplo. Outra opção natural e super conhecida é o colorau, corante retirado do urucum. Além de deixar uma corzinha avermelhada nos alimentos, ajuda a diminuir o colesterol e combate a diabetes.

Amarelo

Bobó de camarão é aquele prato bem colorido com um tom super vibrante de amarelo. O açafrão é o responsável por deixar esse tom tão lindo de forma natural! Ele é extraído da cúrcuma, uma planta da família das Iridáceas e é famoso por sua coloração dourada e sabor e aroma distinto, além de suas propriedades anti-cancerosas. Outra opção para colorir de amarelo uma receita, é o suco de manga. Ambos vão deixar seus pratos bem colorido, pode apostar!

Marrom

Algumas receitas como o arroz-doce, pedem pela coloração marrom! Para chegar a esse tom você pode optar por alguns ingredientes naturais como o cacau em pó, o café e o chocolate. Eles são a combinação perfeita entre coloração e sabor. Outra dica legal é utilizar a canela, que além da cor, também traz um aroma especial.

Roxo

Pode até parecer impossível chegar a esse tom, mas é bem mais fácil do que parece! Você pode utilizar o suco da famosa blueberry (ou mirtilo) para chegar a cor roxa, porém, o mais famoso é o corante produzido pelo repolho roxo. Parece estranho, mas dá super certo. Basta cozinhar o repolho até que ele solte toda a coloração e adicionar uma colherzinha de bicarbonato de sódio. Você pode adicionar a mistura a um glacê e decorar um cupcake de forma 100% natural! Que tal?

Verde

Sabe aquele seu suco detox sagrado de todas as manhãs? Bom, praticamente tudo que vai nele pode ser utilizado para trazer uma cor verdinha a suas receitas. O mais indicado é o espinafre e o agrião. Bata as folhas no liquidificador, coe e utilize sem medo! O espinafre dificilmente saboriza os outros ingredientes da sua receita mas deixa bem verde. Uma sugestão é fazer aquela massa verde para o jantar!

Recomendadas
Pela Web