Tortilhas maravilhosas: como prepará-las em casa de modo perfeito

Uma noite no México como um cardápio perfeito: confira como fazer tortilhas maravilhosas para servir como petisco ou como base para saborosos pratos mexicanos. Vai ser sucesso na certa!

Aposte na combinação de tortilhas com dips deliciosos!

De dar água na boca, as tortilhas ficam irresistíveis quando consumidas com recheios saborosos e picantes!

Que tal juntar a família para investir em um “jantar do México”? Ou reunir os amigos em um encontro “internacional”, no qual cada um pode trazer um prato típico de cada país? Pois é, a culinária internacional também desperta interesse ao paladar dos brasileiros, sendo uma ótima ideia dar uma variada e apostar em pratos diversos.

E quando se trata da culinária mexicana, delícias como nachos, guacamole, tacos e tortilhas já vem dominando a nossa mente e despertando aquele gostinho de “quero pra já”! E como a gente quer que você sempre faça bonito e arrase na cozinha, viemos hoje dar dicas preciosas de como preparar uma tortilha dos deuses!

Para quem ainda não conhece, basicamente a tortilha se trata de uma massa fininha, feita com farinha e que pode servir de base tanto para outras receitas típicas do México, quanto para ser consumida pura e crocante como snack – e com o toque todo gostoso dos sensacionais dips.

Ficou curioso? Então vem saber como preparar uma tortilha digna de ariba aiaiai!

A tortilha serve como base para tacos, ou para serem consumidas de forma crocante com dips.

Uma massa deliciosa: as tortilhas são deliciosas se consumidas com dips, ou como base de deliciosos tacos!

Do que precisaremos?

– 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

– 1 e 1/2 xícara de fubá

– 1/2 colher (chá) de sal

– 3 colheres de margarina (gordura vegetal)

– 150 ml de água morna

– Filme plástico ou pano

Opcional: não é necessário, mas caso queira, você também pode acrescentar 1/2 colher (chá) de fermento.

A massa sequinha fica deliciosa com recheios que misturem carnes e saladas.

Massa crocante e sequinha que casa muito bem com recheios bem temperados e cheios de sabor!

Como preparar tortilhas perfeitas

– Em um recipiente, misture com fouet (batedor de arame) a farinha de trigo, o fubá e o sal.

– Depois acrescente a margarina, misturando com a ponta dos dedos até que forme uma espécie de “farofa”.

– Após isso, vá adicionando a água morna aos poucos, misturando e amassando.

– Vá então sovando a massa até ela chegar ao ponto de não grudar mais nas mãos. Caso seja necessário, acrescente mais farinha para que ela chegue a esse ponto.

– Agora, deixe a massa descansar por cerca de 45 minutos. Para isso, você pode enrola-la em um papel filme, de forma a evitar que resseque, ou cobrir com um pano o recipiente em que ela está.

– Após passado o tempo, divida a massa em bolinhas (mas não muito pequenas, pois elas deverão ficar com um tamanho de panquecas ao serem abertas), e coloque-as em uma superfície lisa com um pouco de farinha. Em seguida, com o auxílio de um rolo, abra a bolinha, deixando a massa esticada  – não precisa ser muito fina.

– O gran finale! Passe a massa para uma frigideira quente e deixa-a ali até que os dois lados estejam levemente dourados (a formação de bolhas também é um bom sinal de que você já pode virar o lado da massa na frigideira).

– Agora é só saborear! Retire da frigideira e parte em pequenos pedaços, recheando-os com dips, ou então use a tortilha como base para recheios maravilhosos, como guacamole. Vai ser su-ces-so!

Invista em recheios que deixem as tortilhas ainda mais saborosas.

Solte a criatividade em recheios saborosos que realcem ainda mais o sabor das tortilhas!

De olho nas receitas

Se quiser, dê uma conferida nessa deliciosa receita de tortilha clicando aqui, ou nessa saborosa receita com algumas dicas de recheios mexicanos que vão além do guacamole – clicando aqui.

Recomendadas
Pela Web