Conheça os tipos de fouet e para que servem

O fouet ou batedor de ovos tem diversas funções na cozinha. Conheça os tipos de fouet e suas utilidades aqui no TudoGostoso!

O fouet (leia-se fuê), também conhecido como batedor de ovos, é um utensílio de cozinha que serve para bater claras, cremes, massas, omeletes e outras receitas. Ele é responsável por deixar a mistura homogênea e lisa. Para quem tem disposição e força no braço (e um pouco de técnica culinária também), o fouet pode substituir o liquidificador ou batedeira no preparo de maioneses, chantili, suflê, molho e outros. Podemos encontrá-lo em aço inox, mais resistente, e também em silicone, que tem a vantagem de não arranhar tigelas ou panelas na hora do preparo das receitas. O fouet também agrega ar às preparações, e a mistura, assim, aumenta de volume, fica mais leve e ganha outra textura. Você sabia que existem diferentes tipos de fouet? Confira a seguir:

Fouet, também conhecido como batedor de ovos

Fouet, também conhecido como batedor de ovos

1) Fouet tradicional: ideal para todos os tipos de misturas e também mais adequado para bater claras em neve, cremes e chantili.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Fouet de silicone

Fouet de silicone

2) Fouet plano: para bater misturas pouco volumosas, como omeletes e ovos mexidos.

3) Fouet de molho: é mais alongado que o fouet tradicional.

Fouet de molho

Fouet de molho

4) Fouet bola: tem uma pequena bola de cerâmica entre os fios, que ajuda a bater as misturas que precisam de ar com mais facilidade. A bola ajuda a dissolver pelotas e também a misturar com mais facilidade.

5) Fouet de emulsão: usado principalmente em preparações já prontas, como vinagretes. Serve para dar volume mais rapidamente e é usado em mistura leves.

Fouet sendo usado para preparar molho de salada

Fouet sendo usado para preparar molho de salada

 

Recomendadas
Pela Web