Temperos pelo mundo: especiarias da culinária chinesa

Tempero dos cinco-perfumes-chineses, óleo de gergelim… Conheça temperos típicos da culinária chinesa, que contribuem para deixar os pratos ainda mais irresistíveis!

Aposte no óleo de gergilim, mas com moderação devido ao seu sabor marcante.

O óleo de gergelim realça o sabor dos pratos, tornando-os ainda mais saborosos!

Amamos a culinária brasileira, cujos temperos deixam os pratos ainda mais deliciosos! É difícil resistir a um feijão, arroz e carnes bem temperados, ou um molho caprichado preparado com cebola, alho e cheiro verde! Dá água na boca só de imaginar o aroma e gostinho desses temperos nos pratos!

Mas sempre é bom dar uma variada no cardápio, sair do comum e se aventurar em novos gostos e temperos! E a culinária internacional está aí para isso, provando que algumas de suas especialidades podem fazer a diferença no resultado — e somando sabor ao seu paladar. Então, que tal se deliciar com os temperos típicos da China?

A mistura de 5 ingredientes diferentes resultam em um tempero magnífico!

O “pó de cinco especiarias” é utilizado nos pratos, realçando seu sabor com a mistura exótica e equilibrada de 5 deliciosos temperos.

O saboroso Yakisoba, um dos pratos típicos da culinária chinesa, pode ter conquistado um espacinho na sua lista de receitas. Mas que tal conhecer um pouco das especiarias chinesas que dão o toque final aos pratos? Sem mais delongas, venha conferir com a gente esses temperos deliciosos que deixam tudo ainda mais gostoso!

Tempero dos cinco-perfumes-chineses

Você também pode chamar de “pó de cinco especiarias”. Como o próprio nome diz, o tempero conta com cinco especiarias, que são: canela, cravo, anis estrelado, erva-doce e pimenta. A mistura de picante, doce e salgado resulta em um tempero com perfeito equilíbrio entre os sabores, assim como o yin e yang. Além disso, na cultura chinesa, o número cinco também corresponde a “boa saúde”. Só coisa boa!

Esse tempero fica delicioso quando utilizado em pratos de aves ou carne de porco. O sabor vai te surpreender!

 

 

Aposte no molho de soja para realçar o sabor dos seus pratos.

O molho de soja é perfeito para temperar os pratos, conferindo-lhes sabor.

Molho de soja

Muito utilizado no preparo das comidas chinesas, o molho de soja também é conhecido como molho shoyu. Amplamente utilizado em molhos e marinadas, ele é capaz de dar um gostinho pra lá de especial ao prato.

O molho de soja ainda conta com o Lao chōu, que possui um sabor mais intenso e uma consistência mais “pegajosa”, muito utilizado para dar cor aos pratos; e o Shēng chōu, dono de uma belíssima cor roxa. O molho de soja acrescenta aroma, é usado para substituir o sal e também para realçar a cor dos alimentos.

Óleo de gergelim

Também utilizado na forma de pasta ou semente, o óleo de gergelim é comumente usado para finalizar os pratos — e não durante o cozimento. Para sua — e nossa — surpresa, o óleo possui um gostinho de nozes, intensificando o sabor dos pratos, sejam eles quentes ou frios. Pelo seu sabor ser marcante, recomenda-se utilizar com moderação, ok?

É de dar água na boca, né? Depois, conta pra gente como suas receitas ficaram com esses temperos incríveis!

Recomendadas
Pela Web