Técnicas de como preparar o rocambole perfeito e ideias de sabores

As melhores receitas (e dicas) de rocamboles do TudoGostoso!

shutterstock_280339034
O rocambole é uma sobremesa clássica com aquele gostinho de doce caseiro que todo mundo ama! O preparo desse bolo enroladinho e super recheado não é o bicho de sete cabeças que você pensa, viu?

Apesar do momento de enrolar a massa ser super importante, você com certeza vai tirar de letra com as dicas valiosas que separamos! Pronto para tentar?

Passo a passo para enrolar o rocambole sem medo de quebrar!

1 – A primeira dica é utilizar um pano umedecido na hora de enrolá-lo. Primeiro, polvilhe trigo (para rocamboles salgados) e açúcar refinado (para rocamboles doces) e deposite a massa ainda quente sobre o pano umedecido. Deixe a massa esfriar para que se adapte ao formato enrolado. Depois de fria, abra a massa e recheie como desejar. Quer ver o passo a passo na prática? Dá só uma olhadinha nesse vídeo!

2 – Para evitar que a massa quebre ou esfarele durante o processo, é preciso também ter atenção à temperatura do forno. Preaqueça o forno sempre em fogo baixo e não deixe a massa assar por muito tempo. Se a massa assar demais, fica quebradiça e pode esfarelar com muito mais facilidade, dificultando a hora de enrolar.

3 – Como falamos no começo, o principal segredo do rocambole perfeito é enrolar a massa ainda quente. Caso isso não seja possível, mantenha a massa quente cobrindo-a com um pano de prato para que ela não perca a umidade.

4 – Não confunda rocambole com bolo de rolo! O bolo de rolo é enrolado em muitas voltas e, por isso, pede uma massa bem fininha. O rocambole possui uma massa mais grossa e geralmente não passa de quatro voltas.

5 – A escolha do recheio também é um fator determinante para o sucesso do seu rocambole! No caso dos doces, escolha recheios com consistências mais firmes como doce de leite, brigadeiro… Se o recheio for muito líquido, pode desmanchar a massa e não vai ficar legal!

Ufa! Depois de tantas dicas, que tal preparar seu próprio rocambole caseiro? Separamos as melhores receitas de rocamboles do TudoGostoso nessa lista de dar água na boca! Prepara o coração!

Rocambole prático de doce de leite

shutterstock_390459874

Começamos com o clássico dos clássicos! O rocambole de doce de leite não é famoso a toa não, viu? A combinação do pão de ló com a cremosidade do doce faz um sucesso danado e o resultado é bom demais! Dá só uma olhadinha na nossa receita!

Rocambole salgado com massa de pastel

Tem rocambole salgado? Tem rocambole salgado! E esse é diferente: ao invés do convencional rocambole de carne, ele é envolto por uma massa de pastel! Legal, né? Que tal experimentar nossa receita?

shutterstock_537500827

Rocambole de goiabada

Mais um sabor diferente e surpreendente! Ao invés de preparar um convencional bolo de fubá com goiaba, que tal preparar esse rocambole super recheado de goiabada? Vale muito a pena experimentar! A receita é essa aqui!

shutterstock_501753736

 

Recomendadas
Pela Web