Soro do leite: o que é, benefícios e alimentos feitos à base deste ingrediente

Confira os principais benefícios e composição desse alimento rico em vitaminas!

Os benefícios do soro do leite para a saúde!

Rico em cálcio e fósforo, ele é ideal para a manutenção da nossa saúde!

O leite de vaca é uma verdadeira fonte de cálcio e seu consumo, de maneira moderada, traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Além de ser essencial para a saúde dos ossos, ele previne doenças como a diabetes tipo 2 e até a osteoporose. Ufa! O leite é um verdadeiro aliado da nossa saúde, certo? E não poderia ser diferente com seus derivados! Hoje vamos falar um pouco mais sobre como o soro de leite é produzido, seus principais benefícios e listar alguns alimentos feitos desse ingrediente que podem ser incluídos na nossa alimentação diária.

O que é o soro do leite?

O soro do leite é, basicamente, a parte líquida do leite que se separa da caseína, um tipo de proteína encontrada no alimento. Durante esse processo de “separação”, o soro reúne nutrientes importantes como o cálcio, fósforo, potássio, carboidratos, selênio e vitamina B12 e zinco. Viu? Ele não é composto apenas de um nutriente, mas sim de vários deles!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Principais benefícios do soro do leite

Como já falamos, o soro do leite é riquíssimo em diversos nutrientes, se tornando um aliado da nossa saúde em diversos aspectos. Além dos benefícios para os ossos e prevenir doenças desse órgão, o soro do leite também ajuda na formação de tecidos como unha,cabelos pele e até mesmo dos músculos, para crescerem fortes e saudáveis!

O sódio e o potássio também ganham destaque nos benefícios ao nosso organismo. Em conjunto, eles ajudam a manter o equilíbrio entre os meios intra e extracelular, o que afeta a transmissão nervosa e regulariza as contrações musculares. Ideal para quem pratica exercícios, já que evita as famosas (e terríveis) câimbras!

Mais um benefício desse alimento: ele é ideal para quem quer perder peso, já que seu consumo traz uma sensação de saciedade prolongada. Mas, lembre-se! Mesmo com tantos benefícios, é preciso ficar atento a dosagem. Nada consumido em exagero pode fazer bem à saúde, por isso, consuma com moderação!

Confira alguns alimentos derivados do soro do leite

Ricota:

A Ricota é um laticínio rico em vitaminas A, B, D e E. Produzida quase 100% da proteína do soro do leite, a albumina, ela é indicada para quem quer manter ou perder peso, já que possui baixo teor de gordura e por conter proteínas que facilitam a digestão do alimento.

Bebidas lácteas fermentadas:

O soro do leite é um dos principais ingredientes das bebidas lácteas fermentadas. Fontes de cálcio e proteínas, essas bebidas são muito confundidas com os iogurtes, mas, atenção! Você pode identificar uma bebida láctea pelo rótulo, evitando confusões! A base láctea dessas bebidas deve representar pelo menos 51% da massa do total de ingredientes usados. Já o iogurte é composto em seu total por puro leite.

Doce de soro do leite:

O doce de soro do leite possui praticamente as mesmas características do doce de leite tradicional como cor, textura e sabor. Mas então, por que fabricá-lo? A produção desse doce de leite é firmada no aproveitamento total do soro do leite, não somente do leite em si. É super cremoso e vale muito a pena experimentar!

Recomendadas
Pela Web