Qual é melhor: colher de pau ou de silicone

Para as suas receitas ficarem ainda melhores, saiba qual é a colher mais indicada: a de pau ou a de silicone. Confira!

Diferenças entre a colher de pau e a de silicone na hora de cozinhar

Se você está na dúvida sobre que tipo de colher utilizar em suas receitas, de madeira ou silicone, confira estas dicas!

Para o sucesso de uma receita, precisamos de todos os ingredientes necessários, eletrodomésticos e, é claro, os utensílios para manusear cada alimento. Você já conhece os utensílios mais importantes para se ter em uma boa cozinha, não é mesmo? E nesta lista você pode ver um dos objetos que usamos desde dos primórdios até os dias de hoje: a colher de pau, e esta com certeza você já tem em casa.

Mas hoje em dia existem vários materiais para esses utensílios básicos de cozinha, e podemos destacar a colher de silicone, que tem feito um super sucesso! Se você estiver montando sua cozinha, comprando tudo de que precisa, saiba qual a diferença entre as duas e se uma substitui a outra. Então dê uma olhada a seguir para saber qual é a mais adequada para você!

A tradição na cozinha: a colher de pau

A colher de pau geralmente é feita de materiais naturais, mas pode acumular mais bactérias e impurezas. Outra desvantagem é que ela, depois de lavada, demora mais tempo para secar. Atualmente, além da madeira, você pode encontrar essa colher feita de bambu, que retém menos bactérias. Mas fique tranquilo, a colher de pau tem várias vantagens, como ser muito resistente a altas temperaturas, o que evita a contaminação do objeto quando estiver sendo utilizada.

Colher de pau: cuidados e o dia a dia na cozinha

O cabo deste tipo de colher não costuma esquentar facilmente, por isso é perfeita para receitar que exigem muito tempo no fogo e em que seja necessário muito tempo de mistura. Um bom exemplo deste tipo de receita é a polenta, que exige que você misture o conteúdo da panela por um longo tempo. Neste tipo de receita, a colher de pau também é mais vantajoso por causa de sua resistência, já que trata-se de uma mistura pesada. Para a colher de pau não acumular nada que possa te prejudicar, limpe-a com cloro e deixe-a secando em um lugar bem arejado. Outra opção de limpeza é ferver água sanitária e água e deixar a colher de pau por um tempo de molho para acabar com todos os resíduos.

saiba como deixar sua comida mais gostosa.

Saiba qual é a colher mais segura na hora de preparar suas receitas, confira!

Colher de silicone: a queridinha dos novos tempos

A colher de silicone também resiste às mudanças de temperatura durante o preparo das receitas, além disso você não precisa se preocupar com o material, já que ele por ser bem resistente. Uma das maiores vantagens dessa colher é você poder lavá-la com qualquer produto, afinal ela não retém odores e são livres de bactérias após o uso de detergente ou sabão.

Saiba como usar a colher de silicone sem estresse

Além de você cozinhar sem a preocupação de contaminação da sua comida, a colher de silicone não vai danificar suas panelas, recipientes ou eletrodomésticos na hora do contato. Por ser um material dobrável, você pode ter dificuldade para manusear alimentos mais pesados, podendo inclusive danificar o utensílio.

Escolha a colher ideal para a sua cozinha

Dependendo da qualidade da madeira, a colher de pau vai durar por muito tempo na sua cozinha, porém evite utilizá-la por períodos prolongados. Quando ela já estiver escurecendo ou com algumas manchas, é o momento perfeito para você trocá-la! Apesar de ser de um material bastante resistente, é importante que você saiba que elas não são eternas, então fique atento! A colher de silicone, por sua vez, não pega cheiro (ao contrário de sua prima de madeira), porém, se expostas por muito tempo a altas temperaturas, existe uma leve chance de derretem. Se você é uma pessoa ocupada, elas são excelentes por terem uma rápida higienização. E aí, já escolheu a sua favorita?

Recomendadas
Pela Web