Principais dicas para evitar o desperdício de alimentos

Confira algumas dicas para não jogar mais comida fora!

Como evitar o desperdício de alimentos

Truques para não desperdiçarmos os alimentos que consumimos diariamente!

O desperdício de alimentos no Brasil, e no mundo, é um assunto muito sério que precisa ser colocado em pauta.

Segundo dados da ONU, o Brasil é um dos 10 países que mais desperdiça alimentos no mundo, com aproximadamente 41 mil toneladas de comidas jogadas fora a cada ano. Pensando em pequenas atitudes que geram grandes resultados, nós do TudoGostoso preparamos uma lista com 5 dicas essenciais que vão te ajudar a evitar o desperdício inconsciente de alimentos que fazemos no dia a dia, dentro e fora de casa.

1- Consuma tudo que está na geladeira!

Antes de preparar sua listinha de compras, que tal dar aquela “limpa” nos alimentos que ainda estão na sua geladeira e despensa? Você pode colocá-los de maneira que fiquem mais à mostra, para que você não esqueça de consumi-los. Se tiver ovos e sobras de vegetais e legumes, que tal preparar uma omelete? Assim, você economiza e ainda evita o desperdício dos alimentos que ficam rolando na geladeira!

2- Organizando sua lista de compras

Ainda sobre a lista de compras, que tal pensar bem no que você realmente precisa consumir durante a semana? Um grande vilão desse planejamento é o “compre 10 pague 9”. Não caia nessa mentira não, viu? Ter mais alimentos do que você precisa em casa só pode resultar em uma coisa: desperdício. Metade dessas promoções sempre acabam indo para o lixo por terem a data de validade super próxima à data da compra. Fuja também dos estoques de comida em casa. Compre só o que for realmente necessário, afinal, não estamos vivendo um apocalipse zumbi.

3 – Atenção às datas de validade!

Falando ainda sobre data de validade, sendo ou não uma mega promoção, não deixe de conferir o quão perto a validade está e se você pretende mesmo consumir aquele alimento até o dia do vencimento. Se você já tem itens que estão perto de vencer em casa, que tal pesquisar por receitas diferentes para aproveitá-los?

4 – Aposte na compostagem

Quem fala em aproveitamento total dos alimentos, fala em compostagem. Você sabe como funciona? A compostagem funciona basicamente na transformação de qualquer resíduo orgânico em adubo. Você pode aproveitar os restos de alimentos como cascas de vegetais, legumes, ovos, dentre outros alimentos, para adubar sua própria hortinha caseira! Que tal?

5 – Opte por porções individuais e menores

Continuamos batendo na tecla de: compre/peça apenas o que realmente vai consumir! Não só em casa, se você estiver em um restaurante e o olho for maior que a barriga, pode sobrar muita comida e ela vai direto para o lixo! Que cena triste! Se isso acontecer, peça para levar o que sobrar para viagem e doe para algum morador de rua que, com certeza, vai aproveitar muito a comida!

Recomendadas
Pela Web