Pratos únicos: experimente essa ideia também no verão

Massa, risoto, paella, yakimeshi, cuscuz paulista: venha conhecer as maravilhas do prato único!

“O prato único […] é principalmente aquele que, na minha opinião, desperta o apetite e é ao mesmo tempo um meio de satisfazê-lo, sem necessidade de recorrer a outras ajudas.” A frase do cronista culinário francês Jean Ferniot foi a inspiração do texto de hoje. Quem não gosta do aconchego e da praticidade de um bom prato único? E não pense que ele precisa ser pesado, como uma feijoada. Há ideias deliciosas de pratos únicos mais leves que vão fazer você ganhar tempo na cozinha e ainda receber bem as pessoas que mais ama. E quem sabe até não investir em um desses nas festas de fim de ano? Vamos aprender?

Risoto de pera com gorgonzola

Risoto de pera com gorgonzola

Pratos com arroz

As opções com arroz são os mais clássicos dos pratos únicos e são infinitas as opções. Os risotos, por exemplo, são ótimas alternativas para comer e servir bem, além de existirem uma infinidade de ingredientes que podem estar presentes nesse prato e que combinam muito com o verão. A opção de risoto com pera e gorgonzola pode ser bem interessante para as noites mais quentes, pois o frescor da fruta quebra o sabor forte do queijo. Outra opção bacana é trocar a pera por flor de hibisco. Basta comprar o hibisco seco, que é mais fácil de encontrar do que o fresco, e hidratar antes de acrescentar ao prato. Para acompanhar um risoto mais leve, nada como um vinho branco bem geladinho nesse calor, não é mesmo?

Yakimeshi: arroz com legumes e ovo

Yakimeshi: arroz com legumes e ovo

Mais uma sugestão de prato com arroz é a paella. Ainda que a receita tradicional seja um pouco pesada, pois leva muitos frutos do mar, frango e temperos picantes, você pode optar por uma versão vegetariana da paella. Aí é só substituir as carnes por legumes, como couve-flor e vagem, o caldo de frango pelo de legumes e, se preferir, maneirar nos condimentos, para que fique mais leve pros dias quentes. Agora vamos para a outra ponta do mundo, a China. O yakimeshi é um prato chinês que leva o arroz como ingrediente básico de sua composição. Uma espécie de “mexidão” de arroz e legumes, o yakimeshi é uma preparação bem fácil, rápida e gostosa. A receita também pode ser adaptada para a versão vegetariana (sem presunto) ou vegana (sem os ovos), é só acrescentar outros legumes, além da cenoura, e cogumelos, por exemplo.

Cuscuz paulista

Cuscuz paulista

Cuscuz paulista

O cuscuz é outro queridinho dos pratos únicos. Mas não estamos falando de cuscuz mole e quente, não, aqueles de festa junina. O cuscuz paulista é um prato delicioso e atemporal, super simples de preparar e bem fresquinho. No site do TudoGostoso você encontra várias receitas desse clássico, incluindo uma versão com vídeo. Para quem não come carne, também tem a receita de cuscuz vegetariano por lá, que para virar uma preparação vegana basta retirar os ovos da lista de ingredientes.

Macarrão ao molho pesto

Macarrão ao molho pesto

Massas

Apesar de ser o prato único mais previsível de todos, as massas não podiam ser deixadas de fora dessa lista, principalmente aquelas mais leves e perfeitas para os dias e noites quentes que vem por aí. Os macarrões sem molho são os melhores nesse casa, como os do tipo alho e óleo, que podem ser acrescidos de sardinha, legumes, cogumelos e o que mais sua imaginação permitir. Um macarrão com pesto e tomate cereja também é uma boa escolha pra quem não quer deixar o tomate de fora e ainda pode ser servido frio, como entrada. No site tem outras receitas desse tipo, como a salada de macarrão com atum.

Espaguete ao alho e óleo

Espaguete ao alho e óleo

Recomendadas
Pela Web