Por que o mel dura tanto

Que tal entender melhor por que o mel é um ingrediente tão difícil de estragar? Hoje o TudoGostoso explica como isso acontece.

por que o mel não estraga?

Afinal, o mel estraga ou não estraga? Vem que o TudoGostoso tira a sua dúvida!

Já ouviu falar que o mel é um ingrediente sem data de validade? Será que isso é mesmo verdade? Venha tirar a dúvida aqui no TudoGostoso!

O mel estraga ou não?

Não dá para negar que o mel cai bem em muitas receitas, além de ser um adoçante natural que pode te ajudar a reduzir o consumo de açúcar refinado. O mel possui diversos benefícios para a nossa saúde também. Mas, afinal, ele estraga ou não com o passar do tempo? A verdade é que existem diversas razões para o mel ser um alimento que possui uma longa durabilidade. Venha conferir quais são:

Baixa concentração de água no mel

O mel possui baixa concentração de água em sua composição. As próprias abelhas retiram o máximo de água possível quando estão fabricando o mel. Cerca de 90% da composição do mel é só açúcares. Se a quantidade de água for maior que 17%, o risco do alimento estragar mais rápido se torna maior: os micro-organismos, como as bactérias, precisam de água para sobreviver. Portanto, quanto menor for a concentração de água na composição, menores serão as chances de o mel estragar.

Alto nível de acidez

Outra característica que torna o mel um ingrediente tão duradouro é a sua acidez. Pode parecer até contraditório, já que ele é muito doce, mas a verdade é que o mel é um alimento muito ácido, com pH entre 3,9 e 4,5. Para você ter uma ideia, o suco de laranja é ácido possui pH menor do que o mel: cerca de 3,5. O meio ácido também é conhecido por impedir a proliferação de bactérias.

Água oxigenada no mel? Oi?

Um dos compostos do mel é o peróxido de hidrogênio, que chamamos comumente de água oxigenada. Por isso, uma das características do mel é possuir propriedades antibacterianas, o que o torna um alimento indicado para aumentar a imunidade.

O mel tem validade, sim!

Mesmo assim, é necessário ter diversos cuidados com o armazenamento do mel. A indicação é guardar o frasco longe da luz, da umidade e do calor. Segundo as leis do Brasil, o mel tem, sim, prazo de validade, apesar de ser longo: cerca de 2 anos.

Recomendadas
Pela Web