Por que devemos peneirar a farinha de trigo?

Descubra por que devemos peneirar a farinha de trigo!

A farinha de trigo é um ingrediente indispensável no preparo de várias receitas, principalmente nas receitas de bolo. No entanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de utilizá-la. Muita gente diz que um dos passos essenciais para uma receita dar certo é peneirar a farinha de trigo e, acreditem, faz toda a diferença. Mas você sabe por que devemos peneirar a farinha de trigo? O TudoGostoso explica para vocês a seguir:

por que devemos peneirar a farinha de trigo

Farinha de trigo sendo peneirada

Por que devemos peneirar a farinha de trigo?

Existem 2 motivos muito comuns pelos quais devemos peneirar a farinha de trigo (e outros ingredientes secos como açúcar, fermento e cacau).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1) A farinha de trigo mais utilizada é normalmente industrializada, vendida em pacotes compactos. Portanto, ela perde um pouco da leveza e do ar ao ser embalada. Se você quer um bolo bem leve e aerado, peneirar a farinha vai te ajudar nisso. Se você não tiver uma peneira, não tem problema: basta usar um fouet e mexer bastante, para incorporar ar a ela.

2) Outro fator muito importante do qual muita gente esquece é a umidade. A umidade do ar favorece a formação de grumos na farinha. Esses grumos precisam ser desfeitos! Quando você mistura uma farinha cheia de grumos aos ingredientes líquidos, seja no bolo ou nos molhos, esses grumos não se desfazem. Ou seja, alguma parte da sua receita ficá com aquelas bolinhas de farinha crua. Vale lembrar que isso também acontece com o chocolate em pó (ou achocolatado ou cacau em pó).

Dica: quando a receita pedir que os ingredientes sejam peneirados juntos (como o fermento em pó e o cacau em pó), siga esse passo. Peneirar os ingredientes secos juntos auxilia no processo de mistura desses ingredientes, o que vai ajudar na hora de ter uma massa homogênea.

descubra por que devemos peneirar a farinha de trigo

Farinha de trigo sendo passada pela peneira

Veja também:

Maneiras de untar e enfarinhar formas e tabuleiros

Como fazer pão sem farinha de trigo

Recomendadas
Pela Web