Os principais erros de reciclagem que você pode estar cometendo

A reciclagem se tornou um dos hábitos mais importantes no dia a dia, mas será que você está fazendo corretamente? Confira os principais erros cometidos na hora de separar o seu lixo!

Conheça os principais erros cometidos na hora da reciclagem

Devido a grande produção de lixo e importante sabermos como separar o lixo corretamente. Confira os principais erros cometidos na hora da reciclagem!

A quantidade de lixo produzida todos os dias é exorbitante sendo um problema sério à vida sustentável. Mas você já pensou que tem uma parte que está sendo jogada fora, que poderia estar sendo reaproveitada? Reciclar é a solução para esse problema.

5 erros cometidos na hora de separar o lixo da sua casa

A reciclagem em casa já é uma realidade, mas nem sempre é fácil de fazer. Por isso, a maioria das pessoas acaba cometendo erros nessa hora. Antes de colocar a mão na massa e separar o lixo da sua casa, confira os principais erros cometidos e como evitá-los.

Não descarte lixo eletrônico com lixo comum

Os eletrônicos se tornam descartáveis cada vez mais rápido, com a quantidade de atualizações e novos modelos todos os dias. Assim, celulares e computadores antigos ficam encostados em casa até a hora da limpeza, em que são – muitas vezes – descartados com o lixo comum. Para evitar esse erro, que pode resultar na contaminação de rios, procure projetos e organizações que recebem eletrônicos.

Se desfazer das embalagens sujas

Se a sua intenção é reciclar, não esqueça de lavar as embalagens sujas antes de jogar no lixo, como latas, garrafas de plástico e de vidro. Papelão, infelizmente, não pode ser lavado, mas você pode separá-lo dos demais materiais.

os principais erros cometidos na hora de separar o lixo

Conheça os erros mais cometidos na hora de separar o lixo da sua casa!

Separe os vidros com composição diferente

Os vidros são construídos por compostos distintos, por exemplo, copos e espelhos. Assim, quando algum objeto de vidro quebrar, separe o que é vidro translúcido e o que não é. A reciclagem agradece!

Tenha atenção na hora de separar os resíduos orgânicos

Separar resíduos orgânicos vai além de separar a comida do restante do seu lixo. Separe em sacolas diferentes o papel, o alumínio, o plástico e os restos de comida. Outro fator importante é não descartar objetos com substâncias tóxicas, como as pilhas, junto com esses materiais.

Nem sempre é possível reciclar as sacolas plásticas

Para que sejam recicladas, é necessário que as sacolas plásticas estejam limpas, vazias e secas, o que é muito complicado quando elas vão para o lixo. Prefira utiliza-las como sacolas retornáveis ao fazer compras, por exemplo.

Recomendadas
Pela Web