Óleo de cozinha: o que fazer depois de utilizá-lo

O óleo de cozinha é um ingrediente muito utilizado no seu dia a dia. Mas o que fazer depois de utilizá-lo? Confira a maneira ideal para se livrar dele corretamente.

dicas de como descartar o óleo corretamente

Depois de fritar os alimentos, você não sabe o que fazer com o óleo utilizado, certo? Confira essas dicas de como descartá-lo corretamente!

Na hora de preparar os alimentos, o óleo de cozinha é um grande aliado. Já destacamos os principais tipos de óleo que você pode encontrar para fritar batatas, peixes e pastéis. Mas você sabe o que fazer com o óleo usado? Despejá-lo na pia da sua cozinha ou em bueiros é muito prejudicial ao meio ambiente e à vida de animais marinhos. Então, confira formas de descarte adequado do óleo de cozinha.

O óleo só pode ser reutilizado -uma vez

O óleo nunca deve ser reaproveitado, pois na hora da sua oxidação ele pode produzir substâncias cancerígenas. Por isso, utilizou uma vez e hora de descartá-lo! Se você é dono de um restaurante ou lanchonete, você deve colocá-lo em uma bombona e assim enviá-lo para reciclagem. Se você utiliza ele para uso doméstico, deposite ele em uma garrafa pet e envie para reciclagem também.

Como limpar os resíduos na hora de utilizar o óleo

Depois de depositar o óleo na garrafa pet, normalmente os resíduos ainda ficam grudados na panela. Você pode limpá-la com um jornal antes de lavá-la, pois ele ajuda na absorção dessa sujeira provocada pelo óleo. Depois dessa limpeza, você pode descartar o jornal no lixo normalmente.

Descubra como descartar o óleo facilmente

A reciclagem do óleo de cozinha é super simples e vai fazer muito bem para o meio ambiente, confira!

Como colocar o óleo para ser reciclado

Depois que você utilizar o óleo para fazer deliciosas receitas, aguarde ele esfriar para tirá-lo da panela. Quando usar pouco óleo para cozinhar, ele pode ser limpo com um jornal ou papel toalha como afirmado anteriormente. Se você tiver uma quantidade significativa, depois que ele esfriar pegue um coador, coe e assim coloque o óleo na garrafa pet. A coagem evita que qualquer resíduo do alimento vá para o recipiente!

Como funciona a reciclagem do óleo de cozinha

Encaminhar o óleo para reciclagem é uma das melhores maneiras de descartá-lo. Em locais especializados, ele pode se transformar em detergente e tintas, por exemplo. É um ato de amor ao meio ambiente e não custa nada. Procure os postos de coleta de sua cidade.

Recomendadas
Pela Web