O que é compostagem e como fazer em casa

Sabe do que se trata a compostagem? Venha saber mais e aprender a fazer em casa com a ajuda das minhocas!

Como fazer compostagem em casa

Saiba mais sobre a compostagem e veja como fazer uma composteira doméstica.

O lixo é um problema no mundo inteiro. Produzimos cada vez mais lixo e conseguimos reciclar somente uma pequena parte dele. O lixo orgânico, ou seja, de origem vegetal ou animal, pode ser reciclado e ser transformado em adubo, através da compostagem. Esse processo de decomposição de matéria orgânica é realizado por animais invertebrados, como as minhocas, e micro-organismos. Eles se alimentam dos restos de legumes, verduras e frutas e transformam o que seria lixo em adubo. Quer dar um destino bacana ao lixo orgânico produzido na sua casa? Pois saiba que é possível fazer a compostagem caseira com a ajuda de baldes ou recipientes de plástico. Quer saber como? Veja a seguir!

Como fazer composteira doméstica

O lixo orgânico pode ser transformado em adubo com a compostagem: veja como.

Como fazer a composteira doméstica

1.Para fazer sua composteira caseira, você vai precisar de 3 caixas de plástico (pode ser até pote de sorvete, no caso de pouco lixo produzido), que vão ficar uma em cima da outra. Na caixa inferior, você terá que colocar uma torneirinha na lateral e vedar com silicone. Ela vai servir para que o chorume, o líquido que se forma no processo de decomposição do material orgânico, escorra.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2.Na caixa do meio, faça cerca de 10 furos nas partes inferior e superior. Nessa caixa, você vai adicionar um pouco de substrato, uma terra vegetal nutritiva e as minhocas. Sim, minhocas! Elas vão trabalhar para decompor o seu lixo orgânico. Você pode comprar o substrato e as minhocas em lojas onde são vendidas plantas. Também coloque um pouco de serragem.

3.Na caixa de cima, onde ficará o seu lixo orgânico, faça furos na parte de baixo. As minhocas vão transitar entre as caixas de cima e do meio através dos furos. Coloque também um pouco do conteúdo da caixa do meio na caixa de cima. Em cima dos restos dos alimentos, coloque serragem também. Faça furos na tampa da caixa de cima e cubra a caixa com um pano. Após 30 dias, você já terá um adubo orgânico para ser utilizado!

Como fazer adubo orgânico

Os restos de alimento podem se transformar num adubo orgânico e poderoso!

 

Dicas sobre a composteira

1. Você precisa mexer no composto da caixa do meio sempre que colocar novos restos de alimentos para que receba oxigênio e não cheire mal.

2. O composto precisa estar úmido: pegue um pouco com as mãos e veja se está úmido. Se estiver molhado, é necessário colocar mais substrato ou serragem. Se estiver muito seco, coloque um pouco de água.

3. Evite descartar lixo de tamanho grande, como frutas inteiras. Pique ou triture os restos de alimentos antes de colocá-los na composteira.

4. A sua compostagem não pode cheirar mal! Ela tem que ter cheiro de terra. É assim que você sabe que ela está funcionando perfeitamente.

5. O que pode ir na composteira: restos de frutas, legumes e verduras, cascas, grãos e sementes, borra e o filtro do café e saquinhos de chá.

6. O que não pode ir composteira: carne, limão, fezes de animais, pimentas, alimento processado, laticínios, óleo, papel higiênico e líquidos.

7. O que pode ir composteira com moderação: frutas cítricas, alimentos cozidos, guardanapos, papel-toalha, flores e ervas aromáticas.

 

 

Recomendadas
Pela Web