Morangos: como mantê-los frescos por muito mais tempo

Aprenda a armazenar e conservar morangos de forma fácil.

Morangos frescos

Não adianta cortar as partes mofadas dos morangos não, viu? É preciso jogar o fruto inteiro fora para que ele não contamine os demais!

Fanáticos por morangos, se preparem! Esta matéria é pra você, apaixonado por essa frutinha tão suculenta e deliciosa que, apesar do tamanho, é rica em sabor e inúmeros benefícios para o nosso organismo!

Pois é, e mesmo tão pequenininhas, essas frutinhas precisam ser armazenadas com o dobro de atenção e cuidado para que durem por muito mais tempo sem perder o frescor e o sabor!

Nós do TudoGostoso separamos algumas dicas valiosas para você manter seus morangos fresquinhos por muito mais tempo e para armazená-los da maneira correta, sem desperdícios! Vamos a elas?

Só lave os morangos quando for consumi-los

É isso mesmo! Os morangos não podem ficar em contato com a água ou úmidos por muito tempo, pois eles ficam rapidamente empapados e molengas. Essa umidade toda pode acelerar (e muito!) a propagação de fungos e bactérias, estragando todos os seus morangos! Por isso, lave a fruta momentos antes de consumi-la ou de preparar alguma receita. Se você já tiver lavado uma boa quantidade de morangos e quiser guardá-los, seque-os bem com guardanapos e coloque-os na geladeira até a hora de consumir.

Guarde os morangos na geladeira SEMPRE!

Ninguém merece dar aquela mordiscada em um morango bem vermelhinho e ele estar completamente murcho! Então, para mantê-los sempre durinhos e frescos, é preciso armazená-los em um local bem geladinho. E que lugar é mais indicado do que a nossa boa e amada geladeira? Coloque-os na parte mais gelada do aparelho, lembrando sempre de mantê-los cobertos para que o frio não queime a casca da fruta.

Morangos frescos

Congelar os morangos assim que comprá-los é uma ótima opção para mantê-los sempre frescos!

Falando em frio…

…Que tal congelar os morangos para mantê-los sempre frescos e livres de fungos e bactérias? Mas, lembre-se: se os morangos já estiverem murchos ou apresentado algum sinal de contaminação, o congelamento não irá salvá-los!

O passo a passo é fácil de fazer, dá uma olhada:

  1. Corte a tampinha verde dos morangos
  2. Coloque-os em um recipiente de vidro e adicione xarope natural de açúcar. Esse passo não é obrigatório, mas, o xarope ajuda a preservar o sabor e a textura da fruta por muito mais tempo!
  3. Agora, cubra o recipiente com um plástico filme ou uma tampa grossa e leve ao freezer até o momento de consumir!

Elimine o mofo assim que comprar os morangos

Sim, assim que comprar os morangos, jogue fora as frutas que apresentarem quaisquer sinais de mofo! Isso porque elas podem contaminar rapidamente as demais e estragar todas de uma vez só! Imagina! Quando voltar do supermercado, abra de uma vez a caixinha de morangos para identificar os que estiverem contaminados. Geralmente, os mais machucados e defeituosos ficam escondidos no fundo das embalagens. Antes de congelar, armazenar ou utilizar os morangos em alguma receita, retire os morangos contaminados e jogue-os fora!

Recomendadas
Pela Web