Massa folhada: como fazer

Para ficar com camadas crocantes, a massa folhada tem um técnica específica de preparo. Venha aprender a fazer!

Receita de massa folhada: como fazer

Venha aprender a fazer massa folhada: confira o passo a passo!

A massa folhada tem origem francesa e, por lá, ela se chama pâte feuilletée. A sua receita tem poucos ingredientes e o modo de preparo pode ser um pouco trabalhoso, mas a gente garante: vale a pena!

Massa folhada: passo a passo

Ingredientes

250 g de farinha de trigo
150 g de água
1 colher (chá) de sal
50 g de manteiga derretida
170 g de manteiga gelada (em bloco)

Modo de preparo

1.Misture a farinha com sal em uma bancada ou superfície lisa. Faça um círculo com essa mistura e, no meio, despeje a água fria. Aos poucos, vá misturando a farinha com o sal à água.
2.Adicione a manteiga derretida em temperatura ambiente e vá misturando delicadamente até ficar homogêneo.
3.Faça um quadrado com a massa e, com uma faca, faça uma cruz na massa, mas sem ir até o fim – chegue até o meio da massa. Coloque um plástico em volta da massa e leve à geladeira por 30 minutos.
4.Enquanto isso, pegue a manteiga gelada e coloque um pedaço de plástico filme embaixo e um sobre ela. Faça um quadrado do tamanho da massa que foi para a geladeira com a ajuda de um rolo de macarrão e leve para a geladeira por 20 minutos.
5.Tire a massa da geladeira e a manteiga da geladeira. Coloque-as sobre uma superfície com farinha,  Com o rolo de macarrão, abra a massa até ficar fina. Ela ficará com 4 pontas arredondadas, como se fosse uma estrela.
6.Coloque o bloco de manteiga no meio e comece a fechar a massa em cima do bloco, cada ponta por vez, como se fosse um embrulho de presente.
7.Agora, vai começar o processo de abrir a massa para que ela fique folhada! Abra até formar um retângulo de 60cm de comprimento com o rolo de macarrão. Dobre 1/3 da massa sobre o retângulo e dobre novamente, o que vai deixá-la novamente um quadrado.
8.Faça o mesmo processo novamente e leve a massa para a geladeira envolvida em filme-plástico por meia hora.
9.Retire a massa da geladeira e repita o processo de abrir e fechar 2 vezes. Leve novamente para a geladeira por meia hora.
10.Retire da geladeira e faça novamente o processo de abrir e fechar 2 vezes.

O passo a passo completo da receita de massa folhada

A massa tem que ficar com 3 camadas para que seja aberta e fechada novamente.

Ufa! Depois desse trabalho, você pode usar a massa para fazer tortas, mil folhas, croissant e até mesmo para comer pura, assada e crocante, com geleia de morango, doce de leite caseiro, nutella caseira e cream cheese caseiro, receitas que você pode conferir no TudoGostoso!

Recomendadas
Pela Web