Manga: como amadurecer essa fruta em poucos passos

Aprenda a identificar se uma manga está ou não madura e como acelerar ao processo de amadurecimento dessa fruta em casa!

Manga madura

Como saber se a manga está madura?

Servida pura, batida com leite, servida como suco, como ingrediente em saladas e até como um bom molho, a manga é uma fruta superversátil na culinária brasileira e pode ser consumida de diversas maneiras!

Rica em vitaminas A e C, fibras, potássio e betacaroteno, a manga é uma fruta repleta de benefícios para a nossa saúde e uma ótima escolha para ajudar no processo de digestão dos alimentos. Por esse motivo, muitas pessoas escolhem a manga como sobremesa após o almoço ou jantar.

Rosada, verde, alaranjada e até mesmo amarela, a casca da manga nem sempre pode ser utilizada como termômetro para indicar se a fruta está ou não está madura. Se você sempre se baseou nisso para acertar o ponto da manga, pode parando por aí! Se você tem uma manga bem verde em casa e quiser consumi-la logo, nós do TudoGostoso vamos te ensinar alguns passos para acelerar o processo de amadurecimento da fruta em casa, para você parar de passar vontade e não esperar dias até que ela amadureça.

Afinal, como saber se a manga está ou não madura?

Para ter certeza de que sua manga está ou não madura, dê uma apertadinha na fruta. Se ela estiver com uma textura mais molinha, está pronta para o consumo! Se, ao apertar, perceber que a manga está dura, significa que ela ainda não está madura.

O aroma da manga também diz muito sobre sua madureza. Sinta o cheiro da fruta próximo ao cabo. Se sentir um cheiro bem forte, significa que a manga está madura e pronta para o consumo. Se você não sentir nenhum cheiro característico, ela ainda não está madura o suficiente.

Amadurecendo a manga em casa

A primeira técnica é bem simples! Embrulhe a manga em uma sacola de pão vazia ou, se preferir, com folhas de jornal. Deixe a manga embrulhada em temperatura ambiente por aproximadamente 12 horas. Quando a manga está embrulhada em contato com o papel, ela produz um gás chamado etileno, que ajuda a acelerar o processo de amadurecimento da fruta de maneira natural. Depois do tempo marcado, note que a manga ficará com um aroma bem forte, como comentamos acima, e estará pronta para o consumo!

Ah! É importante lembrar que a fruta não pode ser totalmente coberta. Deixe um pedacinho descoberto para que o gás etileno possa sair. Se ela ficar completamente embrulhada, muito provavelmente criará mofo e você perderá toda a fruta.

Uma outra técnica legal é embrulhar mais frutas junto da manga, como a maçã, que também produz o etileno e pode acelerar o processo de amadurecimento!

Uma outra técnica para amadurecer mangas e que serve para os mais apressadinhos é colocar a manga no micro-ondas. Isso mesmo! Para realizar essa técnica, siga os seguintes passos:

  1. Primeiro, com a ajuda de uma faca, faça quatro cortes em diferentes pontos da manga.
  2. Agora, enrole a manga em uma folha de guardanapo ou papel-toalha e leve ao micro-ondas por 15 segundos.
  3. Desligue o micro-ondas e confira se a manga está mais macia. Se não estiver, repita o processo até obter a textura desejada!

Outra técnica bastante utilizada para amadurecer mangas é colocá-las dentro de uma tigela de milho ou arroz cru. Essa técnica é bastante semelhante com a do jornal, em que a manga produz o gás etileno, responsável por acelerar o processo de amadurecimento. É necessário monitorar a fruta durante o processo, pois se ela ficar por muitas horas enterrada no arroz, pode acabar passando do ponto ou mofando.

 

Recomendadas
Pela Web