Macarrão gruda se não colocar óleo no cozimento: mito ou verdade?

Você com certeza já ouviu falar que o macarrão gruda se não colocar óleo durante o cozimento, mas será que isso é verdade?

Que atire a primeira pedra quem nunca colocou um monte de óleo na panela de água fervente para fazer o macarrão! Essa é uma prática muito comum na cozinha, mas será que ela está certa? Muita gente acredita que o macarrão gruda se não colocar óleo, mas será que isso é verdade? O TudoGostoso está aqui para desvendar mais esse mistério. Vem com a gente!

é verdade que o macarrão gruda se não colocar óleo

Macarrão sendo cozido em panela com bastante água

É verdade que o macarrão gruda se não colocar óleo?

Isso é MITO! Pode ser que o TudoGostoso tenha acabado de destruir uma de suas certezas gastronômicas, mas a verdade é que o macarrão NÃO precisa ser cozido em água com óleo. Muito pelo contrário! Salvo na receita de macarrão ao alho e óleo, a gordura impede que os molhos se agreguem na massa. O macarrão só grudará se, depois de pronto, você não acrescentar logo o molho. Portanto, é importante sempre estar com o molho pronto antes de fazer a massa.

macarrão gruda se não colocar óleo

Macarrão cozido no escorredor

Agora, se você preparou a massa primeiro, aí sim utilize um pouco de azeite para que ela não grude. Esse é o único caso que é aceitável usar algum tipo de óleo no macarrão sem molho. Para o seu macarrão não ficar todo grudado, você só precisa de um truque: bastante água e sal. A proporção certa é de 1 litro para cada 100 g de massa. Isso serve para qualquer tipo de macarrão e até para a massa de lasanha.

descubra se o macarrão gruda se não colocar óleo

Panela com água fervente e macarrão cru

Recomendadas
Pela Web