Legumes: quais podem ser congelados sem que percam seus nutrientes!

Aprenda como congelar legumes e verduras sem que eles percam seus nutrientes!

Legumes e verduras congeladas

Como congelar verduras e legumes de maneira segura e fácil!

Na correria do dia a dia, precisamos recorrer a alguns truques na cozinha que nos ajudam a ter mais praticidade e  facilidade na hora de cozinhar. Congelar alguns alimentos é um deles! Isso porque essa prática ajuda a aumentar a durabilidade dos alimentos e facilita o preparo de pratos durante a semana — o que é essencial para quem trabalha fora de casa, certo?

Mesmo sendo tão comum e prático, descongelar um alimento pode comprometer suas propriedades e nutrientes naturais. Nós do TudoGostoso preparamos uma lista com algumas dicas de quais legumes podem e quais não podem entrar no congelador sem comprometimentos!

Mantendo as propriedades dos legumes

Todo mundo já conhece essa prática: quer fazer um alimento durar por muito mais tempo? Guarde-o no congelador! E, no caso dos legumes, isso pode ser feito sem medo! A maioria deles podem ser congelados sem que percam seus nutrientes, mas existem algumas dicas essenciais para que os legumes mantenham suas propriedades após serem descongelados.

Antes de congelar os legumes, é recomendado que todos sejam cozidos brevemente em água quente.

Depois de cozidos, pique os legumes em pequenos pedaços e, em uma vasilha com água bem gelada, dê o choque térmico nos legumes. A técnica de cozinhar rapidamente os alimentos e depois colocá-los em água bem gelada é conhecida como branqueamento.

O choque térmico ajuda a manter os nutrientes dos legumes mesmo depois de congelados, por isso, esse processo é fundamental!

Para não ter dúvidas sobre quais legumes realmente podem ser congelados, preparamos uma listinha com todos eles:

Abobrinha

Abóbora

Alho

Cebola

Chuchu

Couve-flor

Berinjela

Repolho

Milho

Moranga

Ervilha

Pimentão

Quiabo

Vagem

Pimenta

Todos esses legumes podem ser congelados e descongelados sem problemas! Já o pepino, o nabo e o rabanete são legumes que não devem ser congelados, já que o processo de descongelamento pode alterar o sabor, a firmeza e a textura desses alimentos.

No caso das verduras, a maioria delas não podem ser congeladas, já que o congelamento pode alterar o seu sabor e as suas propriedades naturais. Nesse caso, apenas o brócolis é considerado uma exceção, já que não há nenhuma alteração em seus nutrientes após o descongelamento.

A técnica de branqueamento (popularmente conhecido como choque térmico) ajuda a manter os nutrientes dos alimentos mesmo depois de serem descongelados. Essa técnica pode ser utilizada em uma lista restrita de verduras como o coentro, a couve, o manjericão, a hortelã, a cebolinha, a acelga e a salsa.

Algumas verduras não podem sequer passar pelo processo de branqueamento e nunca poderão ser congeladas. Essas verduras são: alface, rúcula, agrião, salsão, almeirão, aspargo, alcachofra, espinafre e chicória.

E você? É adepto do congelamento de alimentos? Conta pra gente aqui nos comentários!

Recomendadas
Pela Web