A importância dos papéis na cozinha

Confira as principais utilidades desses verdadeiros ajudantes da cozinha!

Dicas de uso do papel toalha

O papel toalha pode ser utilizado de diversas maneiras na cozinha!

Quem está acostumado com a rotina agitada de uma cozinha, sabe bem como alguns utensílios são indispensáveis para manter tudo em ordem. E não estamos falando das panelas, espátulas, talheres… Mas sim de três itens que passam desapercebidos e são verdadeiros coringas na cozinha: o papel alumínio,  papel toalha e o papel-manteiga!

Pois é, você pode até achar que conhece todas as utilidades desses papéis, mas nós do TudoGostoso vamos te mostrar algumas maneiras diferentes de utilizá-los. Ficou curioso? Então, dá só uma olhadinha na nossa lista!

Principais utilidades do papel-manteiga

O papel-manteiga é um verdadeiro aliado na cozinha! Confira algumas maneiras de utilizá-lo no dia a dia:

Para assar bolos e tortas: Quando preparar um bolo, ao invés de untar a forma com manteiga ou margarina, corte um pedaço do papel manteiga do tamanho exato da forma e despeje a massa de bolo. Depois de pronto, ele irá desenformar como mágica! E sim, o papel-manteiga pode ir ao forno.

Torta assada com papel manteiga

O papel manteiga ajuda a evitar que massas de tortas e bolos grudem nas formas

Assando mais rápido: Se você quer assar peixes, legumes e verduras, pode contar com a ajuda do papel-manteiga! Embrulhe o alimento escolhido com papel-manteiga e leve ao forno. O papel-manteiga vai aumentar o vapor formado dentro do embrulho, ajudando a assar o alimento de forma bem mais rápida!

Superfície antiaderente: Alguns doces como bombons, trufas e cookies, precisam de uma superfície untada para serem confeccionados, certo? Que tal utilizar o papel-manteiga como suporte? Você pode forrar uma bancada de mármore e começar a preparar doces sem medo de ficarem grudados na forma! Como no caso das trufas, que precisam de uma superfície untada para ficarem bem sequinhas!

Como funil: O funil possui inúmeras utilidades na cozinha e é um item indispensável para quem gosta de precisão no preparo de diversas receitas. Mas, claro, você sempre esquece de comprá-lo! O papel-manteiga pode ser um verdadeiro quebra galho! Basta moldá-lo no formato de funil e prontinho! Sua consistência firme vai dar conta do recado!

Papel alumínio: aliado no preparo de receitas!

Afinal: qual é o lado correto? E ai? você sabe qual lado deve ficar em contato com o alimento e qual deve ficar para cima? Acertou quem disse que o lado brilhante deve ficar do lado interno e o fosco para fora. E tem uma explicação para isso! O lado brilhante reflete mais as ondas de calor, ajudando a cozinhar o alimento de forma mais rápida, por isso, deve ficar em contato com o alimento quando for ao forno.

Deixa seu pão quentinho:  Quem já preparou lanches para um piquenique, sabe bem a frustração que é sair de casa com sanduíches bem quentinhos e, bem na hora de comer, eles já viraram picolés de pão! Para manter a temperatura do pão, enrole-o bem enroladinho em um pedaço de papel alumínio. Isso serve também para sanduíches com recheios frios, como os feitos com pastinhas. Se você prefere consumi-los frios, é só embrulhar!

Sanduíche conservado com papel alumínio

O papel alumínio ajuda a manter a temperatura dos alimentos

Frutas conservadas: Cortou um pedaço da maçã e quer deixar o resto para mais tarde? Para que ela dure mais tempo fora da geladeira, basta embrulhá-la com papel alumínio!

Perfeito para assar alimentos: Na hora de preparar batatas assadas elas saíram molengas? Experimente levá-las ao fogo envolvidas no papel alumínio. Ele vai aquecer as batatas, assando-as mais rapidamente, mantendo todo o sabor dentro desse “embrulho” e evitando que elas queimem e grudem no tabuleiro!

Batata assada

Com o papel alumínio, as batatas assadas ficam mais coradas e saborosas!

O multi-uso papel-toalha!

Biscoitos crocantes: É sempre a mesma história. Depois de abrir um pacote de biscoitos e guardá-lo, o coitadinho nunca mais será o mesmo. Ele fica meio mole, murcho e tristinho. Para manter seus biscoitos sempre crocantes, forre um potinho com papel-toalha e guarde-os lá. O papel vai absorver toda aquela umidade responsável por deixar os biscoitos molengas, e o resultado é que eles ficarão sempre fresquinhos!

Alimentos mais sequinhos: Frango frito, bacon, pastéis… Dá pra ter fritura sequinha sim, senhor! Depois de fritar suas coxinhas de frango, disponha-os em um recipiente forrado com folhas de papel-toalha. Elas vão absorver boa parte da gordura, deixando o alimento menos gorduroso.

Bacon sequinho

Para um bacon mais sequinho, pressione algumas folhas de papel-toalha sobre ele!

Pizza e marmita quentinhas: Sabe quando você vai dar aquela requentada no arroz no micro-ondas e ele fica duro e seco! Chega a dar dó! Para deixar seu arroz soltinho e molhadinho, coloque uma folha úmida sobre o recipiente e leve ao micro-ondas normalmente. Essa dica também vale para aquela pizza dormida esquecida na geladeira! Ela vai ficar bem mais saborosa com esse truque!

Recomendadas
Pela Web