Glúten: saiba tudo sobre essa polêmica substância

Tire todas as suas dúvidas sobre o glúten de uma vez por todas!

Alimentos com glúten

Saiba tudo sobre o glúten

Muito tem se ouvido falar do glúten por aí! Com o crescente interesse por uma vida mais saudável, alimentação mais balanceada e a busca pelo corpo perfeito e pelo estilo de vida fitness, esse ingrediente tem sido o assunto principal. Mas, afinal, o que é o glúten? Como ele funciona? Ele realmente é o vilão da nossa alimentação? Para acabar com todas essas dúvidas, o TudoGostoso vai responder todas as suas perguntas sobre esse alimento tão polêmico.

O que é o glúten?

Primeiro precisamos saber do que estamos falando. O glúten é nada mais do que uma proteína encontrada junto ao amido em diversos cereais como o trigo, a cevada e o centeio. Consequentemente, todos os alimentos derivados desses cereais também contém glúten. Essa proteína não é uma invenção da indústria e existe naturalmente na composição desses alimentos.

Glúten faz mal à saúde?

As comidas com glúten fazem mal apenas para pessoas que possuem doença celíaca, ou seja, que tem intolerância ao glúten. Para quem não tem essa doença, o glúten não provoca danos. O grande problema é que o diagnóstico de intolerância ao glúten não é tão simples assim.

O que é a doença celíaca?

Pessoas com essa doença tem uma reação anormal à ingestão de glúten. Essa proteína reage com o organismo que acaba liberando substâncias que danificam e atrofiam a parede do intestino delgado. Um dos sintomas dessa doença é a diarreia crônica, causada pela inflamação do intestino delgado, que não consegue mais absorver os nutrientes com a mesma eficiência. Portanto uma pessoa diagnosticada com doença celíaca está impedida de comer qualquer tipo de alimento com essa proteína.

glúten free

Dietas “glúten free” não são necessariamente menos calóricas

Afinal, glúten engorda?

Acredite, o glúten não é o vilão da sua dieta! Só por um alimento ser livre de glúten, não significa que ele seja menos calórico. A sensação de emagrecimento se dá por você ter que cortar pães e massas da sua alimentação e não por retirar o glúten. Você pode sentir que está mais magro pois a retirada do glúten da alimentação pode causar uma diminuição dos gases e do inchaço na barriga de algumas pessoas mais sensíveis a essa proteína.

Alimentos sem glúten são mais saudáveis?

Nem sempre. Como já dissemos o glúten só irá fazer mal àqueles que são intolerantes a essa proteína: os celíacos. Portanto se você não tem intolerância ao glúten, pode comer pães e massas sem medo, mas prefira sempre as versões integrais.

Para um diagnóstico mais preciso sobre a doença celíaca e histórico familiar, é indispensável o atendimento por médicos ou nutricionistas.

Recomendadas
Pela Web