5 fatos sobre a cafeína que você desconhecia

Sabia que a abstinência de café pode até matar? Veja esse e mais fatos curiosos sobre o café!

Tem gente que não toma café para acordar, mas acorda para tomar café! Essa bebida é muito querida pelos brasileiros, principalmente pela manhã, para dar aquela despertada, e também depois do almoço. Que a cafeína, substância abundante no café, tem o poder de dar uma energia extra todo mundo sabe. Mas há fatos sobre ela que talvez você desconheça. Mas o TudoGostoso está aqui para te contar 5 fatos sobre essa substância! Confira a seguir:

Xícara e grãos de café

Xícara e grãos de café

5 fatos sobre a cafeína

Faz efeito rapidamente

Você sabia que a cafeína faz efeito quase imediatamente no nosso organismo? Ela atinge o pico em seu organismo entre 30 e 60 minutos após o consumo. Uma informação interessante também: a substância é eliminada do organismo entre 8 e 14 horas depois da ingestão. Por isso, não é aconselhável beber café antes de dormir, pois você pode ter um sono bem agitado ou nem conseguir dormir mesmo!

Xícaras com chá-preto

Xícaras com chá-preto

Está presente em dezenas de plantas e alimentos

Não só de café vive a cafeína! Essa substância está presente em muitos alimentos e plantas, como os chás e o cacau. Em 200 ml de café, existe de 80 a 100 mg de cafeína; no chá-preto, de 30 a 60 mg; em 1 lata de guaraná, existem de 2 a 4 mg de cafeína.

É possível (e raro) morrer por excesso de cafeína

Sim: se consumida em excesso, a cafeína pode matar. Mas não precisa ficar preocupado por causa dos seus 3 cafezinhos diários: uma dose preocupante seria entre 30 e 50 xícaras de café! Sintomas da ingestão excessiva da substância incluem taquicardia, vômitos, convulsões e tremores musculares.

Gato irritado te julgando

Está de mau humor? Pode ser falta de cafeína

A abstinência de cafeína existe

Se você se sente irritado, cansado e com dificuldade de se concentrar depois de algum período sem tomar café, você pode estar sofrendo de abstinência de cafeína! Isso pode ser um problema grande para certas pessoas, que pode interferir na vida social e no trabalho. Se você toma muito café e querer parar, vá diminuindo o consumo aos poucos.

Não ajuda a emagrecer

Por essa você não esperava, hein? Muitas pessoas acham que o café (sem açúcar, né, meu povo?!) pode ajudar a emagrecer porque a cafeína tem a capacidade de acelerar o metabolismo. No entanto, grandes quantidades da substância podem alterar o nível de cortisol, o hormônio que controla o estresse, e isso pode estar relacionado ao aumento de peso nas pessoas.

Café não emagrece: é melhor você se exercitar

Café não emagrece: é melhor você se exercitar

Já que estamos falando sobre café, que tal preparar uma receita com esse ingrediente? No TudoGostoso, veja como preparar frapê de café, café cremoso, bolo de café e chocolate, pavê de chocolate com café e especial e também pudim de banana e café.

 

Recomendadas
Pela Web