Farinha de casca de ovo: para que serve e como fazer

Veja como fazer a farinha de casca de ovo e para que serve!

Como fazer farinha de casca de ovo

Farinha de casca de ovo: benefícios para a saúde.

Cascas de ovos: muito nutritivas

Os ovos são alimentos cheios de boas propriedades e um ingrediente muito versátil: com eles, é possível fazer receitas como ovos recheados e apimentados, ovos beneditinos, pão de ló, mousse de chocolate, ovos rápidos e bolo de leite quente. Nas receitas podem ser utilizadas só as gemas, só as claras e também os ovos inteiros. Mas você sabia que dá para aproveitar até as cascas dos ovos? Sim! Elas são muito nutritivas e ricas em cálcio, um mineral muito importante para o nosso corpo, principalmente para a saúde dos ossos. Ele está presente em sementes, folhas verde-escuras (espinafre e couve, por exemplo), leite e derivados e cereais integrais. Uma forma de consumir esse mineral é através da farinha da casca de ovo, que pode ser feita em casa. A farinha pode ser adicionada a caldos, ao feijão, vitaminas, sucos, sopas, bolos e pães.

Use as cascas de ovo para fazer a farinha e deixe os pratos mais nutritivos!

Para fazer a farinha, é necessário:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1) Utilizar as cascas dos ovos que acabaram de ser utilizados. Nada de ir guardando as cascas durante semanas para fazer a farinha!

2) Lavar bem as cascas em água corrente. Lave bem mesmo, viu?

3) Tirar a membrana que fica dentro da casca do ovo, para eliminar a umidade e também para eliminar as bactérias que existem no ovo.

4) Lavar as cascas ao forno a 180°C por 1 hora.

5) Depois, bata no liquidificador até que as cascas virem uma farinha bem fininha.

6) Se sobraram partes maiores, passe a farinha por uma peneira.

7) Guarde em um pote com tampa.

A farinha tem validade de 5 meses e o pote deve ser armazenado em local longe da luz e também longe de umidade. Ela não interfere no sabor dos alimentos e a recomendação é de uma colher de café de farinha de casca de ovo nas refeições principais. Mas só um médico ou nutricionista pode te orientar melhor, ok? Só um especialista pode dizer quanto de cálcio você necessita diariamente.

 

 

 

 

 

 

Recomendadas
Pela Web