10 erros comuns na cozinha: saiba quais são

Óleo na água do cozimento do macarrão? Muito sal e pouco tempero? Confira esses e mais erros comuns na cozinha para poder evitá-los e cozinhar melhor!

O TudoGostoso é apaixonado por comida e quer sempre te incentivar a cozinhar mais e melhor! Temos receitas incríveis enviadas pelos nossos usuários e, aqui no blog, damos dicas de cozinha imperdíveis. Se você tem o costume de preparar as suas refeições, vale a pena dar uma olhada nesta lista com 10 erros comuns na cozinha! Talvez você esteja cometendo um (ou alguns) deles e nem saiba! Confira!

10 erros comuns na cozinha: saiba quais são (e evite-os)

Lave as mãos antes de cozinhar: evite contaminar os alimentos

Lave as mãos antes de cozinhar: evite contaminar os alimentos

Não lavar as mãos

Isso é regra básica para cozinhar, mas muita gente se esquece disso! Nossas mãos podem contaminar os alimentos, por isso, não esqueça de lavá-las bem com água e sabão antes de começar a cozinhar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cozinhar em um ambiente bagunçado

Isso é tão ruim quanto cozinhar sem lavar as mãos antes. A cozinha precisa estar limpa e organizada para ser usada, para evitar contaminação cruzada e também para facilitar a vida de quem está preparando a refeição, né? Deixe a pia bem limpinha antes de começar a cozinhar.

Copo, xícaras e colheres medidoras de ingredientes

Copo, xícaras e colheres medidoras de ingredientes

Não medir os ingredientes

Algumas receitas precisam ser seguidas à risca para dar certo, principalmente as de confeitaria. Muitas pessoas não têm medidores de ingredientes em casa, mas comprá-los vale a pena! Existem medidores de xícaras, colheres, copos, balanças de cozinha e outros utensílios de diversos materiais, dos mais baratos aos mais caros. Se você gosta de cozinhar, invista neles!

Usar as facas erradas

Um cozinheiro que se preze precisa ter um bom conjunto de facas para diferentes tarefas, como descascar legumes e frutas, cortar pão, carnes e picar os alimentos bem pequenininhos. Há facas de diversos tamanhos, materiais, preços e finalidades. Você pode comprá-las separadamente ou investir num conjunto básico de facas.

Ervas e temperos diversos

Ervas e temperos diversos

Usar muito sal e poucos temperos

Existe uma diversidade de temperos e ervas, mas muitas pessoas só lembram de colocar sal na comida. É certo que um salzinho faz a diferença, mas os temperos conseguem deixar a sua comida mais gostosa e com várias camadas de sabores. Quando for ao mercado, lembre-se de comprar louro, pimentas, cominho, páprica, noz-moscada e também ervas frescas, como coentro, salsinha e cebolinha.

Usar a panela de tamanho errado

Nada de superlotar a panela com vários ingredientes: isso pode criar líquido e o cozimento pode ficar desigual. Use uma panela adequada para cada receita. Vai cozinhar macarrão? Use uma panela grande, que caiba uma boa quantidade de água. Está fazendo aquele bife? Não deixe que os pedaços de carne se sobreponham: tem que haver espaço entre eles.

Bifes fritando na frigideira

Bifes fritando na frigideira

Virar o bife muitas vezes

Você acha que, para fritar o bife, precisa revirá-lo muitas vezes na frigideira? Esqueça isso: aqueça bem a frigideira e coloque um fio de óleo ou azeite. Coloque o bife e deixe-o fritando até que as bordas estejam mudando de cor; depois, vire-o e deixe cozinhar do outro lado.

Evitar carne de segunda

Não existe isso de carne ruim: as carnes são adequadas para cada tipo de preparação. As carnes consideradas de primeira, como alcatra, picanha e baby beef são boas para um churrasco ou para serem assadas. As carnes de segunda, como acém, fraldinha e chuleta são ótimas para ensopados e guisados.

Espaguete cozinhando em panela grande com água

Espaguete cozinhando em panela grande com água

Usar óleo para cozinhar macarrão

Não precisa de óleo, não! Para cozinhar o macarrão, utilize 1 litro de água para cada 100 gramas de massa. Coloque sal e deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem. Se você colocar óleo, o molho não vai aderir à massa.

Deixar as sobras de alimentos na lata

Sobrou ervilha na lata? Coloque num recipiente de plástico ou vidro com tampa e guarde-o na geladeira. As sobras devem sem consumidas em até 5 dias.

Recomendadas
Pela Web