Durabilidade dos alimentos na geladeira e truques para que durem mais

Quer saber por quanto tempo você pode deixar os alimentos na geladeira? Vem conferir a durabilidade dos alimentos e algumas dicas de como otimizar esse tempo!

Armazenar alimentos na geladeira

Saiba por quanto tempo cada alimento pode ficar na geladeira

Se você é daqueles que guarda um alimento na geladeira, esquece ele lá e quando vai ver ele está coberto de mofo, você precisa ler essa matéria. Sabemos que essa situação é muito desagradável, por isso é importante saber por quanto tempo os alimentos duram na geladeira.  Nós aqui do TudoGostoso já te ensinamos como deixar a sua geladeira limpa por dentro e por fora, o que já é um passo essencial para ter alimentos frescos e livres de impurezas. Agora vamos te mostrar o tempo de durabilidade dos alimentos na geladeira e também algumas dicas para que eles durem muito mais tempo!

Carnes

Fique atento pois as carnes não duram muito tempo na geladeira, é melhor congela-las. Cruas ou temperadas, elas tem durabilidade de até 3 dias na geladeira. Se optar por congelar a carne, o ideal é fazer com ela ainda crua, e após o cozimento você ainda pode mantê-la no congelador por mais algum tempo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ovos

Há uma certa polêmica sobre o armazenamento dos ovos. Há quem acredite que eles devem ser mantidos na geladeira e outros que dizem que o ideal é deixar em temperatura ambiente. Se você é do time que guarda o ovo na geladeira, fique sabendo que os ovos inteiros duram em média 10 dias. E se você precisar guardar apenas a clara ou a gema, saiba que assim ela durará apenas 5 dias. Lembre-se sempre de armazena-los fora da embalagem, ela pode conter impurezas.

Legumes e verduras

Primeiro é preciso que coloque as verduras e legumes nas prateleiras apropriadas. Mantenha-os em sacos plásticos, guardados nas gavetas, na parte mais baixa da geladeira. Quanto às folhas, você pode lavá-las e armazená-las em potes de vidro que assim, elas irão se manter sempre frescas. O tempo médio de durabilidade dos legumes e verduras é até 5 dias, quando crus. Se os legumes forem cozidos, duram apenas 3 dias. Fique de olho!

alimentos mantidos na geladeira

Legumes e verduras duram até 5 dias na geladeira

Frutas

De preferência, mantenha apenas as frutas maduras na geladeira. É importante retirar as frutas dos sacos plásticos e acomodar-las em um recipiente em que elas consigam “respirar”, como uma cesta. Uma dica essencial é nunca manter frutas descascadas ou cortadas na geladeira, assim elas perdem o seu valor nutritivo. Elas duram em média 5 dias!

Laticínios

O leite e os derivados dele devem ser mantidos na parte mais alta da geladeira. O leite aberto não deve ser colocado na porta da geladeira, pois é um local de muita variação de temperatura, portanto mantendo o seu leite dentro da geladeira, ele irá sem manter fresco por cerca de 3 a 4 dias. Os queijos já não seguem a mesma regra, pois dependem muito do tipo. Dependendo, eles pode ficar de 5 dias até 1 mês na geladeira.

Agora que você já sabe tudo sobre a durabilidade dos alimentos, é importante manter sempre a temperatura da sua geladeira, no máximo a 7° C e organizar a geladeira com cada alimento no seu devido lugar. Uma geladeira organizada faz toda a diferença!

Recomendadas
Pela Web