Diferenças entre vinhos brancos e tintos: saiba o básico

Aprendendo o básico: saiba quais são as diferenças entre os vinhos tintos e brancos.

O Brasil tem feito mais e melhores vinhos: o país é um dos grandes produtores da bebida no hemisfério sul. A produção se concentra em 6 regiões no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Nordeste. Além disso, a importação de vinho também é grande, e o brasileiro tem apreciado cada vez a bebida. Nos mercados, delicatessens, internet e em lojas especializadas encontramos vinhos de diversos tipos. Mas você sabe quais são as diferenças entre os vinhos brancos e tintos? O TudoGostoso vai te contar o básico sobre eles hoje!

Taças com vinhos tinto e branco

Taças com vinhos tinto e branco

Diferenças entre vinho branco e tinto durante a produção

Muitas pessoas acham que o vinho tinto é produzido a partir de uvas de casca avermelhada e que o vinho branco é feito com as uvas de casca esverdeada ou amarelada. Mas não é assim que funciona, querido leitor! Primeiramente, o vinho não é produzido com aquelas uvas que compramos no mercado: as frutas usadas na produção da bebida são menores, mais doces e têm a casca mais grossa. Os vinhos brancos são produzidos sem a casca das uvas, que é responsável por dar a cor avermelhada, e são usadas uvas brancas e tintas na sua produção. Os vinhos tintos (e também os rosés) são fermentados com as cascas e a as sementes das uvas. Se ficarem mais tempo em contato com essas partes, os vinhos ficarão mais vermelhos.

Duas taças com vinho branco

Duas taças com vinho branco

Cor e sabor dos vinhos brancos e tintos

Nas cascas e nas sementes das uvas estão os polifenóis, e esses compostos são os responsáveis pela cor do vinho. Um dos principais compostos dos polifenóis são os taninos, substâncias produzidas pelas plantas e que causam amargor e ressecamento na boca. Muitos vinhos tintos são tânicos, ou seja, causam uma sensação de adstringência e secura no paladar. Os vinhos brancos costumam ser mais leves e ter sabor mais frutado, e combinam muito bem peixes, frutos do mar e aves. No entanto, há vários tipos de vinhos brancos e tintos, que podem cair bem com diversos tipos de pratos e ocasiões!

Duas taças de vinho tinto e um prato com frios

Duas taças de vinho tinto e um prato com frios

Recomendadas
Pela Web