Salame e salaminho: confira as diferenças

Dois embutidos com nomes parecidos, mas que não são a mesma coisa: confira no TudoGostoso quais são as diferenças entre salame e salaminho!

Salame e salaminho são dois embutidos de origem italiana muito consumidos no Brasil em sanduíches, como petiscos e também utilizados em receitas como bolinho de arroz com salame, risoto de gorgonzola com salaminho, bolo de salaminho e muito mais. Mas, apesar de esses dois ingredientes serem extremamente parecidos, eles não são iguais. Quer saber as diferenças entre salame e salaminho? Vem que o TudoGostoso te conta!

diferenças entre salame e salaminho

Salame fatiado

Diferenças entre o salame e salaminho

Tanto o salame quanto o salaminho podem ser feitos de carne suína e carne bovina. No entanto, a maioria das marcas comercializadas no país utilizam toucinho e outras partes do porco. Eles também são característicos pelo seu sabor marcante graças à grande quantidade de temperos e especiarias que são utilizados em seu preparo. Então, qual a diferença entre eles?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A diferença entre o salame e salaminho está mesmo no tempo de preparo e no sabor de cada um. Enquanto o salame tem um sabor muito mais forte e demora cerca de 50 dias para ser curado, o salaminho possui um sabor mais suave graças ao seu processo de cura, que demora apenas 30 dias. Além disso, o salame é maior e contém uma porcentagem de gordura maior, e o salaminho contém mais proteína.

Agora que você já sabe as diferenças entre os dois, fica até mais fácil decidir qual você prefere, certo? E, para ajudar a decidir, vamos ensinar uma receitinha que pode ser feita com qualquer um dos dois ingredientes!

salame e salaminho

Fatias de salaminho em pão com azeitonas

Mousse de salame (ou salaminho)

Ingredientes

400 g de salame ou salaminho
1 envelope de gelatina sem sabor (feita de acordo com as instruções da embalagem)
2 caixas de creme de leite
80 ml de leite integral
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite para untar

Modo de preparo

No liquidificador, bata o creme de leite, o salame ou salaminho e a gelatina previamente dissolvida na velocidade alta até obter um creme bem denso. Reserve algumas fatias para decoração
Aos poucos, adicione o leite integral com o liquidificador ligado. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino e deixe bater por cerca de 8 minutos.
Enquanto isso, unte uma forma de furo central com um pouco de azeite e espalhe fatias do embutido no fundo e nas laterais da forma. Despeje o mousse e leve para geladeira por 3 horas para ficar bem firme.
Sirva gelado com torradas, pães e biscoitos salgados.

mousse de salame receita

Mousse de salame ou salaminho

Recomendadas
Pela Web