Diferenças entre fermento em pó e bicarbonato de sódio

Onde utilizar um e onde utilizar outro? Conheça as diferenças entre bicarbonato de sódio e fermento em pó.

Diferenças entre bicarbonato de sódio e fermento em pó

Fermento em pó: saiba a diferença entre ele e o bicarbonato de sódio.

Já reparou que algumas receitas levam bicarbonato de sódio e outras pedem fermento em pó? Mas qual é a diferença entre eles? Quando usar um e quando usar outro? O TudoGostoso está aqui para tirar essas dúvidas!

Bicarbonato de sódio e fermento em pó: o que são?

Primeiramente: o que são eles? O bicarbonato de sódio também é chamado de carbonato de monossódio. Quimicamente, é definido como um sal de sódio do ácido carbônico. Eita! Parece aula de química, né? Ele é utilizado industrialmente e também em casa, para facilitar a fermentação das massas e também para limpeza: ele tem o poder de clarear, tirar manchas e também de absorver odores do ambiente. Além disso, ele também pode ser usado para fazer a higiene pessoal: ele funciona como desodorante e também serve para retirar os odores indesejados dos sapatos. Já o fermento em pó, que comumente utilizamos para fazer bolos, é uma mistura de bicarbonato de sódio com amido e outros ácidos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para que servem

Tanto o fermento em pó quanto o bicarbonato têm a função de fazer crescer e dar leveza à massa. Ambos liberam gás carbônico, formando bolhas que fazem a massa criar volume. Quando submetido ao calor, o bicarbonato de sódio também produz carbonato de sódio. No uso culinário, a principal diferença entre o fermento em pó e o bicarbonato de sódio é o tempo de reação dos dois na massa. O bicarbonato, quando entra em contato com a massa ainda crua, faz o gás carbônico ser liberado na hora. O fermento em pó demora mais tempo para começar a reagir. Ele só atinge o seu potencial quando entra em contato com o calor dor forno. É por isso que ele deve ser o último ingrediente a ser incorporado à massa. É usado em receitas que levam mais tempo para ficar prontas.

Onde utilizar

Normalmente, o bicarbonato de sódio é utilizado em receitas que não precisam de muito volume, como cupcakes, biscoitos e muffins. O fermento em pó é mais utilizado em bolos. Mas uma curiosidade: se a receita pede um ingrediente ácido, como o cacau em pó, tanto o bicarbonato quando o fermento em pó são utilizados. É essencial utilizar a quantidade certa de um ou outro nas receitas. Se usar fermento demais em um bolo, ele pode murchar ou ficar solado porque as bolhas formadas podem sair. Se for utilizado pouco fermento, a massa não vai crescer.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre os dois, que tal colocar a mão na massa? Temos várias receitas de bolo para você fazer: bolo de cenoura com especiarias, bolo mesclado, bolo de fubá, bolo de paçoca, bolo de chocolate de liquidificador e diversas outras, que você pode conferir no TudoGostoso!

Recomendadas
Pela Web