Dicas para preparar o brownie perfeito

Se você ama brownie, mas nunca acerta ao prepará-lo, confira nossas dicas para nunca mais errar!

 

Com algumas dicas você consegue preparar um brownie perfeito

Quem não ama um bom brownie? Esse bolo de chocolate com massa cremosa e casquinha crocante é de dar água na boca e agrada todo mundo, ainda mais quando é servido com uma deliciosa bola de sorvete de creme e calda de chocolate por cima! E você já tentou fazer essa receita em casa? Se não, você precisa experimentar! Saiba que fazer o brownie perfeito é mais fácil do que você imagina, você só precisa de alguns truques. Confira as nossas dicas e vire um expert em brownies!

Escolhendo os ingredientes

O brownie clássico é preparado com chocolate meio amargo, mas você também pode fazer com chocolate ao leite ou até chocolate branco! Ao invés de chocolate em pó e achocolatado, você também pode incorporar barras de chocolate derretidas, que fica uma maravilha. Outro ingrediente que faz toda a diferença é a castanha, que dá o toque final ao sabor da massa, portanto use e abuse de nozes (mais comuns), amêndoas, macadâmia, avelãs e muito mais.

Use ingredientes em temperatura ambiente

Para se organizar melhor para preparar a receita é importante separar os ingredientes que você vai utilizar um pouco antes de começar. Por isso, retire da geladeira a manteiga (nunca margarina!) e os ovos e deixe-os perdendo o gelo, para que fiquem em temperatura ambiente.

Tempo de forno e ponto ideal

Outro ponto bastante importante é o tempo que o seu brownie ficará no forno! Primeiro é preciso preaquecer o forno a 180° C. E depois de colocar a massa na forma (untada e enfarinhada ou com papel-manteiga), leve ao forno por cerca de 40 minutos.

Fique de olho, porque eles não podem cozinhar demais! Ao contrário dos bolos comuns, o ponto certo não é aquele que se faz com o teste de espetar o palito, no qual ele deve sair limpo. Se isso acontecer, significa que você perdeu o ponto! O ponto certo é quando a massa está um pouco elástica por fora e por dentro mais grudenta.

Não deixe o seu brownie cozinhar demais

Incremente o seu brownie

Para deixá-lo ainda mais gostoso, experimente adicionar alguns ingredientes que vão transformar o sabor do seu doce. Para começar, você pode adicionar um pouco de café forte à massa,que irá acentuar o sabor do chocolate. Especiarias como canela em pó ou pimenta em pó também podem fornecer um sabor especial e surpreendente. Outra dica legal, é incorporar uma ou duas colheres (sopa) de sua bebida alcoólica preferida à massa, vale uísque, conhaque e até vinho do porto.

Agora que você já anotou todas as dicas para um brownie perfeito, confira a receita completa para você preparar o seu brownie em casa:

Ingredientes

  • 6 colheres (sopa) bem cheias, de margarina sem sal
  • 3/4 xícara (chá) achocolatado
  • 1/2 xícara (chá) chocolate em pó
  • 1 e 1/4 xícara (chá) farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) açúcar
  • 4 ovos
  • 2 pitadas de sal
  • 1 colheres (chá) de extrato ou essência de baunilha
  • 1 tablete de chocolate meio amargo picado em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas ou castanhas de caju granuladas

Modo de preparo

  1. Misture os ovos e o açúcar
  2. Em seguida, agregue todos os outros ingredientes até formar um creme uniforme
  3. Despeje em uma assadeira, forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido (180° C), por 40 minutos
  4. O brownie estará pronto quando a parte de cima estiver levemente corada e, ao se espetar um palito, ele esteja levemente úmido (devido ao chocolate derretido)
  5. Corte em quadrados ainda quente e sirva com uma bola de sorvete de creme, ou congele num saquinho para freezer
  6. Para descongelar, coloque o brownie num prato de sobremesa e aqueça no micro-ondas, potência alta, por 1 minuto
Recomendadas
Pela Web