Dicas para o bolo perfeito e como saber se ele está pronto

Confira alguns truques para que seus bolos caseiros fiquem sempre perfeitos!

shutterstock_543728800

Aprenda algumas dicas para ter certeza que seu bolo está completamente assado

Seguir a receita a risca é o grande segredo para que tudo saia perfeito, certo? Bem… No caso dos bolos, podemos contar com alguns segredinhos para que eles fiquem sempre macios e levinhos, sem que sejamos surpreendidos por um bolo solado bem na hora de receber as visitas! Ah! E você sabia que existem algumas maneiras de saber se seu bolo está realmente pronto além da tradicional espetadinha com o garfo?

Chega de papo e vamos às dicas! Dá uma olhadinha na nossa lista:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como saber se seu bolo já está completamente assado?

Esse é o medo de todo cozinheiro: abrir o fogão antes do tempo e solar o bolo! Que dor no coração ver sua obra prima lá, toda murchinha. E é batata: é só ter uma visita chegando em casa para aquela receita de bolo que sempre fica perfeito, dê errado. Listamos as maneiras mais tradicionais e simples de ter certeza de que seu bolo esteja no ponto certinho, para abrir o forno sem medo de errar!

shutterstock_480433507

Quando estão chegando no ponto certo, os bolos perfumam a casa!

Sentindo o aroma – Quando retiramos o bolo do forno antes dele estar completamente assado, ele pode ficar completamente solado ou borrachudo e com a massa pesada. Uma dica simples mas super eficaz e é fornecida pelo próprio bolo, é se guiar pelo aroma! Sabe aquele perfume que os bolos deixam pela casa quando ainda estão no forno? Esse é um grande indicativo de que ele está quase pronto! É hora de ficar atento! O momento de retirá-lo do forno está quase chegando!

Espetando um palito – Essa é a maneira mais tradicional de todas, aquela passada de mãe para filha. É também a mais fácil de todas, vai? Quando o bolo começar a cheirar, vá para a segunda etapa da verificação que pode ser feita com um palito ou garfo. Espete o palito em três partes distintas do bolo, para ter certeza de que todas as partes estão assadas.

Amasse a massa! – Se você não é fã das técnicas tradicionais, que tal experimentar essa? Depois do tempo marcado no forno, dê uma leve apalpada no bolo com o dedo. Se a massa afundar e voltar bem rapidamente, é por que a massa está bem assada! Hora de tirar do forno!

E se a massa não assar?

Até mesmo os cozinheiros de mão cheia estão sujeitos a passar pela tristeza de um bolo solado! Por isso, anime-se e tente de novo! Se mesmo depois de todos os truques, você retirar o bolo do forno e ele ainda não estiver assado ou se ele estiver douradinho e continuar cru, cubra-o com papel alumínio e deixe no forno de 10 a 15 minutos.

shutterstock_381593068

Lembre-se de bater bem a massa do bolo até que ela dobre de volume

O modo como você prepara o bolo também pode influenciar no crescimento da massa, sabia? O bolo cresce de acordo com o ar que é incorporado à massa durante o batimento dela. Bata a massa muito bem até que ela dobre de volume, incorporando os ingredientes aos poucos, não todos de uma vez! Isso faz com que a massa fique bem leve e diminui as chances do seu bolo não crescer.

Atenção a quantidade de fermento!

O fermento é, sem dúvidas, um dos componentes mais importantes do preparo de um bolo. Utilize somente a quantidade indicada na receita, e se ela não der opção de utilizar farinha com fermento, não se arrisque! Quando colocamos muito fermento, corremos o risco da massa ficar pesada e cheia de bolhas. Se colocarmos de menos, a massa pode não crescer e ficar com aquela aparência de mousse. Nenhum dos dois é uma boa opção, né? Então, siga sempre a receita à risca!

Hora de esfriar

Depois de todas essas etapas, seu bolo finalmente está pronto! Agora, não precisa esperar horas para o bolo esfriar e partir pro ataque, não! Para que ele esfrie com mais rapidez, coloque-o sobre uma grade suspensa. Você pode retirar a grade do forno ou alguma superfície utilizada em churrasqueiras. Isso faz com que o ar circule mais facilmente por baixo da assadeira, esfriando o bolo com mais facilidade. Muitas pessoas procuram superfícies frias como o mármore para que o bolo esfrie mais rápido, mas isso é um erro fatal para sua massa! A mudança tão brusca de temperatura pode fazer a massa murchar e estragar seu bolo.

shutterstock_400355182

Nunca coloque o bolo pronto sobre superfícies frias

Recomendadas
Pela Web