Dicas para interpretar os rótulos dos alimentos

Entenda como as informações encontradas nas embalagens podem ser importantes para sua saúde!

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Aprenda a decifrar os rótulos dos alimentos com facilidade!

Você tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos antes de colocá-los no carrinho do super mercado? Não? Pois é bom começar! Os rótulos possuem informações importantíssimas sobre o alimento, desde a quantidade exata de gordura até a composição, validade… Tudo! O problema é que, mesmo com tantas informações úteis, os rótulos não são lá os mais fáceis de ler, certo? Cheios de símbolos e siglas, é fácil sair do supermercado achando que comprou um produto super saudável quando na verdade está levando uma bomba calórica para casa!

Nós do TudoGostoso vamos te ensinar a decifrar cada item encontrado nos rótulos e te mostrar que não é tão difícil quanto você pensa!

O significado de cada item encontrado nos rótulos

% VD – Encontrada no início dos rótulos, essa sigla deixa muitas pessoas com a pulga atrás da orelha! Ela significa Valor Diário e apresenta a quantidade de calorias (ou energia) e nutrientes encontrados nos alimentos em relação a uma dieta de consumo médio diário de 2.000 kcal.

Sódio – Encontrado com facilidade em alimentos industrializados como o sal e alimentos enlatados, o sódio pode se tornar um verdadeiro inimigo para a saúde quando consumido em excesso, podendo aumentar os níveis da pressão arterial e estimular a retenção de líquidos em nosso organismo. É possível encontrar a quantidade de sódio presente nos alimentos através dos rótulos e, claro, é importante se atentar a quantidade apresentada. O ser humano possui uma necessidade baixa desse nutriente, de apenas 2.400mg diárias. Ultrapassar essa porcentagem pode não fazer nada bem à saúde, viu? Atenção aos rótulos!

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Antes de comprar qualquer alimento, leia o rótulo com atenção!

Gorduras saturadas – As gorduras saturadas são comumente encontradas em produtos derivados de animais como leite, manteiga e requeijão, é mais uma da nossa lista que precisa ser consumida com atenção! Assim como quase tudo na vida, a ingestão em excesso dessa gordura pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. O consumo diário indicado é de apenas 22 g e seu valor diário é especificado nos rótulos dos alimentos.

Gordura trans – Popularmente conhecidas como ácido, as gorduras trans são encontradas em alimentos industrializados que levam gorduras hidrogenadas em seu preparo como sorvetes e biscoitos. Diferente das gorduras saturadas, a gordura trans não traz nenhum benefício à saúde. Pelo contrário, ela pode aumentar as chances de problemas cardiovasculares se consumida acima de 2g diárias.

Valor energético – Também conhecida como as temidas calorias (kcal), o valor energético representa a energia que nosso corpo irá produzir se consumirmos a quantidade ideal daquele alimento. No caso das calorias, o consumo diário indicado é de 2.000 kcal. Nos rótulos, o valor energético vem através de KJ e é preciso ser convertido. Por exemplo: 4,2 KJ correspondem a 1 kcal.

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