Dicas para conservar melhor as frutas e legumes

Quer umas dicas para preservar suas frutas e verduras como se tivessem acabado de sair da feira? Então vem ver!

Quer umas dicas para preservar suas frutas e verduras como se tivessem acabado de sair da feira? Então vem ver!

A cena é muito comum: você fez feira ou foi ao sacolão e volta carregado de frutas, legumes e verduras. Daí vem o pensamento: “como eu vou conservar esses alimentos?” ou, mais especificamente ainda: “como conservar as propriedades desses alimentos?”.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ajudar você a comer “comida de verdade” e reduzir cada vez mais os alimentos industrializados que usam conservantes que os fazem durar, mas não fazem bem à saúde, separamos algumas dicas de ouro! É fácil cuidar de sua alimentação sem drama!

Frutas:

Abacate – Para evitar que ele fique escuro, guarde-o junto a um pedaço de cebola.

Abacaxi – Para saber se o abacaxi está maduro, tente puxar uma das “pétalas” de sua coroa. Se sair com facilidade, está pronto para consumo. Já se você deseja preservar a fruta por mais tempo, armazene-a de cabeça para baixo. (O truque serve também para outras frutas, como mamão, e outras). 

Frutas secas – Para evitar o surgimento de fungos, mergulhe-as em água com um pouco de vinagre.

Suco de laranja e limão – Para extrair o máximo de suco de frutas cítricas, como o limão e a laranja, a dica é colocá-las no micro-ondas em potência baixa por apenas 20 segundos.

Verduras:

Salsa fresca por mais tempo – Corte a salsa fininha e coloque o conteúdo em um copo de plástico no congelador. A salsa durará muito tempo.

Para preservar os nutrientes do alface – Jamais corte-o com faca, mas sim, rasgue-as com a mão. Para conservá-lo, enrole-o sem lavar em papel toalha e em um saco plástico fechado. Ele durará mais de uma semana.

Espinafre com a cor mais vibrante – Lave a verdura em água fria logo após cozinhá-lo. O choque térmico ativará sua cor!

Para outros legumes com cores mais vibrantes – Adicione uma colher de chá de açúcar à água do cozimento. O açúcar terá o mesmo efeito que o bicarbonato de sódio e não vai modificar a qualidade dos alimentos.

Recuperar verduras murchas – Deixe as folhas em água gelada por, aproximadamente, 30 minutos. Escorra bem e leve à geladeira por alguns minutos. Depois disso, podem ser usadas imediatamente, como se estivessem frescas.

Para acentuar a cor da beterraba – Cerca de 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre à água de cozimento da beterraba faz milagres! A cor fica bem mais bonita, deixando o legume mais apetitoso.

Recomendadas
Pela Web