Dicas de como organizar uma festa junina

Uma das épocas mais esperadas do ano é a das festas juninas, e se você não sabe por onde começar a organizar a sua própria festa, conheça estas dicas que facilitarão a organização!

dicas rápidas para você organizar uma festa junina

Para aproveitar esta época do ano, organizamos dicas para você preparar a sua própria festa junina!

Se você ama comer, uma das melhores épocas do ano para isso chegou, prepare-se para as festas juninas (ou julinas)! Como todos sabemos, nessas festas, os convidados vão caracterizados, comem pratos típicos, e se divertem com brincadeiras para o arraiá ficar ainda mais divertido. Pode parecer muito para organizar, mas não se preocupe, acompanhe este passo a passo, e organize uma festa junina de sucesso na sua casa. Confira!

Saiba o número de convidados e feche o quanto quer gastar por pessoa

Antes de tudo, prepare a lista de convidados e saiba se haverão crianças entre eles. Decida o horário da festa, que pode ser a partir do almoço, durante a tarde ou à noite. Decida o lugar onde você receberá as pessoas e atente-se ao número de convidados, para ter a certeza de que todos ficarão confortáveis no local escolhido. Neste momento, decida se cada pessoa levará pratos e bebidas típicas ou se é melhor recolher uma quantia pré-estabelecida para comprar tudo de que precisa. Lembre-se de que pedir os alimentos poupará o trabalho dos preparos, mas não garantirá o padrão que você deseja.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Decore o local com peças que são a cara da festa

A decoração é uma característica mais fortes desta festa, por isso abuse das bandeirinhas, tecidos em xadrez, além de separar um local para a mesa das comidas, onde você pode abusar da criatividade e até utilizar acessórios, como chapéus de palha para acomodar deliciosos pratos! Dependendo de onde você for realizar sua festa, se for em um local aberto, aproveite o espaço para acender uma fogueira, ela dará todo o charme para sua comemoração e ainda esquentará a época mais fria do ano.

Ah, e não se desespere: é muito fácil encontrar a decoração pronta e barata para a festa — a não ser que você seja do tipo de pessoa que gosta de fazer tudo com as próprias mãos. Se este for seu caso, acaba de se dar bem! Dá para fazer quase tudo, gastando pouco tempo e dinheiro!

as comidas típicas são o grande destaque da sua festa

Não esqueça de preparar as comidas típicas, que deixarão a sua festa ainda mais gostosa!

Comidas e bebidas deliciosas com a cara das festas juninas

Com a lista de convidados pronta, já dá pra ter uma ideia da quantidade de comidas e bebidas que você precisará disponibilizar de forma que todos aproveitem bem! De acordo com a duração de festa, programando uma festa com quatro horas, calcule que cada pessoa deve beber até meio litro das bebidas servidas. Nos aperitivos, aposte em oito unidades para cada convidado. Se quiser economizar, aproveite a dica que já demos aí em cima, e peça para cada convidado levar um prato e uma bebida típicos da época. Para evitar muita quantidade de apenas alguns pratos e drinks, faça uma lista com tudo que acha que deve ter num bom arraiá e peça a cada pessoa para escolher o que pode dar! As receitas mais famosas — como a deliciosa canjica, o milho, as sopas, o quentão e batidas —  não podem ser esquecidas para garantir a maior característica dessa festa, que são as comidas maravilhosas do interior.

As músicas temáticas para entrar no clima da festa

Aposte em músicas animadas e típicas, afinal, com certeza na sua festa vai ter o momento mais esperado, que é a quadrilha! Por isso, aposte no forró e no sertanejo, músicas que vão esquentar a festa a noite inteira!

Brincadeiras típicas para as crianças

Um dos momentos mais divertidos são as brincadeiras da festa junina, e acredite: será necessário manter a criançada ocupada — e divertir ainda mais os adultos! Para animar ainda mais, você pode oferecer prendas de presente aos vencedores. Use a criatividade, mas aposte nas clássicas brincadeiras como pescaria, jogo de argolas e bingo. Essa é uma forma de entreter toda a festa e todo mundo se divertir junto!

Não esqueça de pedir para todos utilizarem roupas típicas, depois é só aproveitar para curtir muito a festa organizada por você!

 

 

Recomendadas
Pela Web