Cravo: onde usar a especiaria e benefícios para a saúde

Veja em quais receitas o cravo cai superbem e quais são os benefícios da especiaria para a saúde!

O cravo-da-índia pertence à família das mirtáceas e nasce em uma árvore de grande porte, nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Essa especiaria chegou ao Ocidente no século IV, quando os povos de origem árabe a levaram para países da Europa. Ele é usado na culinária e também tem uso medicinal. O TudoGostoso vai te contar hoje quais são os benefícios do cravo para a saúde e em quais receitas utilizá-lo. Confira a seguir!

Cravos-da-índia

Cravos-da-índia

Benefícios do cravo-da-índia para a saúde

1) É termogênico: isso significa que ele deixa o nosso metabolismo mais acelerado, o que ajuda na queima de calorias e favorece a perda de peso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2) Age como um antisséptico: ele ajuda a eliminar bactérias encontradas na boca e no estômago que podem causar o mau hálito.

3) Funciona como um anti-inflamatório: o cravo possui eugenol, que age como uma substância que ajuda a prevenir inflamações.

4) Ajuda na digestão: o cravo tem substâncias que estimulam o fluxo de sangue e a liberação de secreções do estômago que facilitam a digestão.

5) Tem ação expectorante: é bom para quem está com tosse, pois ajuda o muco que está na garganta ou esôfago a sair.

Pedaços de pão de mel

Pedaços de pão de mel

Em quais receitas utilizar o cravo-da-índia

Você já deve ter visto essa especiaria em receitas doces, como no doce de abóbora, torta de maçã ou enfeitando beijinhos, mas você sabia que ele também combina com pratos salgados? Sim, queridos leitores: ele combina com molhos, ensopados, com frango e até carne vermelha! Essa especiaria tem sabor marcante e, por isso, é bom usá-la com parcimônia. Confira no TudoGostoso as seguintes receitas salgadas com cravo:

Cubos de frango com cravo e canela

Picadinho indiano

Cebola em conserva

Nhoque de damasco com linguiça blumenau

Molho barbecue caseiro

Também vejas as receitas doces com a especiaria:

Torta grega de maçã

Beijinho de leite de coco

Muffin de maçã

Pão de mel macio

Ambrosia tradicional

Confira o vídeo-receita de doce de abóbora do TudoGostoso:

Recomendadas
Pela Web