Conheça pratos salgados típicos da Alemanha

No Dia da Imigração Alemã no Brasil, conheça alguns pratos salgados mais consumidos pelos alemães.

Pratos típicos da Alemanha

A panqueca frita e feita com batatas é um prato típico da Alemanha.

No dia 25 de julho é comemorado o Dia da Imigração Alemã no Brasil. É dia de homenagear todos os imigrantes e também os seus descendentes. Quer conhecer um pouco sobre a cultura gastronômica e saber quais são alguns dos pratos salgados típicos da Alemanha? Vem com a gente!

Uma culinária tradicional, funcional e criativa

Conhecer a culinária de um povo é uma das melhores formas de conhecer mais sobre sua história. Por terem passado por períodos de escassez de alimentos, principalmente por causa das guerras e do inverno, os alemães tiveram que procurar por produtos fáceis de conservar. Outra característica é o não desperdício — eles aproveitam os alimentos ao máximo (vamos combinar: todos deveríamos fazer isso). Só consegue pensar em salsicha e cerveja quando pensa na culinária alemã? Há muito mais! A seguir, confira os principais pratos salgados do tradicional país.

Schnitzel

É a versão alemã do bife à milanesa, geralmente feito com vitela ou carne de porco. É fininho e crocante por fora e suculento por dentro. Como resistir? Nos restaurantes alemães, usualmente é acompanhado de batatas e limão para ser espremido no bife.

Wurst

Wurst significa salsicha em alemão. Estima-se que existam mais de 150 tipo de salsichas por lá, e cada região tem a sua específica. Os camponeses alemães usavam as partes menos apetitosas das carnes para fazer as salsichas e, assim, não desperdiçar nada. As salsichas são servidas com pão, mostarda, chucrute e também com molho de curry — a famosa currywurst.

 

 

Chucrute

O chucrute, um dos pratos mais famosos do país, em alemão (sauerkraut) significa “repolho azedo”. Mas não precisa fazer essa cara! O chucrute é uma conserva de repolho fermentando e temperado com especiarias e serve como acompanhamento de vários pratos. Além de ser muito saboroso, ele é um probiótico (bactérias benéficas à saúde) natural e ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. Os alemães sabem das coisas, não?

Kartoffelpuffer

Não se assuste com o nome! São panquecas fritas, feitas com batatas raladas, farinha de trigo, ovos e temperos. A batata é um tubérculo muito consumido pelos alemães, presente em muitas receitas. Essas panquecas são simples de fazer, gostosas e baratas. Geralmente, são servidas com purê de maçã.

Recomendadas
Pela Web