Confira os principais benefícios do alecrim

Aprenda a escolher o alecrim mais fresco no mercado, como plantá-lo em casa e seus principais benefícios!

Alecrim fresco

Você pode plantar alecrim em casa, reaproveitando latas de molho de tomate, milho e ervilha!

O alecrim é uma das ervas mais populares no mundo da culinária! Este poderoso tempero é bastante utilizado no preparo de carnes, sopas, caldos e molhos, além de ser um ótimo aromatizador de ambientes, graças ao seu aroma fresco e agradável. Ele é usado até mesmo como remédio natural para o tratamento de diversas doenças! Ufa! Sim, são muitos os benefícios! E nós do TudoGostoso preparamos uma lista incrível com as principais vantagens desta erva tão poderosa e algumas dicas de como escolher um alecrim fresquinho! Vamos a elas?

Afinal, como saber se o alecrim está fresco?

O alecrim, quando está fresco, é riquíssimo em nutrientes e possui um sabor mais concentrado. Para escolher o ramo mais fresco no supermercado sem erros, basta ficar atento á coloração da erva! Ela precisa estar sempre com um verde vibrante e sem manchas escuras.

E que tal plantar seu próprio alecrim em casa? Nós do TudoGostoso já te ensinamos o passo a passo para montar sua própria horta caseira utilizando latas! Para plantar o alecrim, opte por colocá-lo em um ambiente arejado e com boa iluminação. Ele não precisa ser regado todos os dias, apenas algumas vezes na semana, e pode ser mantido dentro ou fora de casa. A planta gosta de bastante luz, então deixe-a em ambientes claros e arejados, não necessariamente sob a luz direta do sol. E o mais legal é que você pode comprar as sementes ou a muda.

As principais propriedades do alecrim

O alecrim é uma incrível fonte de vitamina B6, fósforo, potássio, magnésio, ferro, cálcio… São muitos benefícios! Quer saber um pouco mais sobre cada um deles? Então, continue a ler a matéria!

Desintoxicante natural

O alecrim é um verdadeiro diurético natural e, consequentemente, ajuda a desintoxicar o corpo, dispensando tudo que não pode ser aproveitado pelo nosso organismo, como o excesso de gordura acumulada, sais, patógenos, toxinas… Sim! Um corpo livre de toxinas resulta em uma saúde de ferro para o fígado e pele!

Auxilia no combate à tosse e resfriados

O alecrim é famoso por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que estimulam e fortalecem nosso sistema imunológico de maneira natural. E este estimulo promovido pelo alecrim pode ser utilizado no combate a problemas como tosse, asma e resfriados. O alecrim combate crises de asma e ajuda na eliminação de catarro graças à sua ação expectorante.

Ajuda a aliviar dores

O alecrim ajuda a aliviar dores de cabeça, enxaquecas e dores causadas pelo reumatismo, que podem ser tratadas através de compressas feitas com a erva e água quente. Para o tratamento de artrite, dores articulares e musculares, pode ser aplicado o óleo essencial feito com o puro alecrim. É tiro e queda!

Combate o stress

O chá de alecrim é um tratamento eficaz e rápido para o combate ao stress! Isso porque o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo e estimula o cérebro, deixando-o mais relaxado e acalmando naturalmente os nervos responsáveis pela estafa mental.

 

Recomendadas
Pela Web