Como usar ervas e temperos na sua receita

Venha conferir como as ervas e temperos podem ressaltar o sabor dos seus pratos, dando um toque todo especial e surpreendendo seu paladar em combinações deliciosas!

Substitua o sal por uma opção mais saudável, como as ervas e especiarias.

Ervas e especiarias podem ser uma substituição saudável do sal, além de dar um toque incrível aos pratos.

O que seria de nós sem um tempero amigo na cozinha? Esse ingrediente, que aparentemente pode parecer algo simples ou banal, pode surpreender e fazer toda a diferença no preparo de um prato – afinal, ninguém quer ter o desprazer de comer uma comida com aquele “gosto de nada”. O melhor é que eles possuem a finalidade de realçar o sabor dos alimentos, tornando-os ainda mais saborosos e agradáveis ao paladar – mas jamais roubando o sabor das comidas -, além resultar em aromas irresistíveis.

Os temperos possuem uma variedade imensa, indo desde ervas como salsa, manjericão, orégano, dentre outros, passando por frutas como a laranja e o limão e até mesmo especiarias como a canela. Porém, aqui iremos focar nas ervas e suas especiarias. Elas representam uma alternativa saudável para quem deseja retirar o sal da composição dos pratos. Isso porque o sal pode ser um grande vilão quando usado em excesso, podendo levar à hipertensão, e consequentemente, problemas cardíacos.

Mas que tal ir além do tradicional combo alho e cebola? Quer saber como ousar em combinações entre ervas e temperos para deixar sua receita impecável? Então vem ver essas dicas para você levar para o resto da vida culinária!

As clássicas combinações de ervas

Antes de tudo, vale a pena conhecer um pouco das tradicionais combinações de ervas. Afinal, uma combinação digna resulta em bons resultados na refeição: pratos deliciosos, e claro, muitos elogios.

Cheiro-verde: a clássica dupla é formada pela união da salsinha com a cebolinha.

Ervas finas: ervas finas incluem o manjericão, tomilho, manjerona, sálvia, alecrim e o famoso orégano.

Ervas de Provence: seu nome remete à região francesa de Provença, onde foi originada a mistura das seguintes ervas: alecrim, manjericão, manjerona, tomilho, louro, segurelha e alfazema.

Deixe seu macarrão saboroso com ervas como manjericão e orégano.

O macarrão fica delicioso quando temperado com manjericão, orégano e pimenta-do-reino!

Tempero nas receitas

Carnes: ficam deliciosas quando combinadas com sálvia, salsa, tomilho, alecrim, cominho, louro ou orégano.

Peixes: se tornam ainda mais atrativos ao paladar quando adicionados coentro, salsa, estragão, louro, dill, açafrão, sálvia, tomilho, alecrim, manjericão e até mesmo hortelã, garantindo um sabor super agradável.

Marinadas: que tal apostar em uma ótima marinada para garantir que a carne irá ficar com um sabor incrível, além de macia? O processo, que consiste em deixar a carne “de molho” em um preparo feito com líquido ácido (vinagre ou suco de limão) e ervas – que ficam deliciosas com coentro, tomilho, salsa, dill ou louro.

Saladas: deixe suas saladas irresistíveis e atraentes aos olhos (e ao paladar)! Adicione ervas como manjericão, salsão, ervas de Provence, coentro, estragão, salsa ou manjerona. Você também pode adicionar deliciosas especiarias, tal como o alho-poró.

Massas: se tornam ainda mais gostosas quando temperadas com manjericão, manjerona, alecrim, orégano, sálvia ou louro, e até mesmo erva doce.

Sopas: esse clima de friozinho do outono é ideal para ser acompanhado com uma tigela saborosa de sopa, não concorda? Então inclua ervas como cebolinha verde, pimenta-do-reino, coentro, manjerona, hortelã, salsa, alecrim, louro, erva doce, cominho, açafrão ou estragão.

Patês: salsinha, cebolinha verde e alecrim podem dar um toque especial aos queridinhos patês, deixando-os muito mais saborosos. Afinal, nada melhor do que um patê bem temperado servido com uma torrada crocante!

Arroz: sendo, geralmente, um dos componentes que não faltam no prato dos brasileiros, o arroz pode ganhar um charme a mais com a adição de temperos como cúrcuma, açafrão e salsa. O sabor vai ser tão gostoso que vai dar até vontade de comer puro!

Quando incluir as ervas nas receitas?

Evite deixar as ervas cozinhando por muito tempo (caso a receita contenha essa etapa). Dessa forma, você vai permitir que elas agreguem sabor às receitas sem que percam suas propriedades. Ah, e é bom lembrar que com as ervas o “menos é mais”. Por isso, não é necessário excessos para que elas deixem seus pratos deliciosos.

Plante os seus próprios temperos

Que tal ter uma horta no quintal da sua casa (ou até mesmo iniciar uma em uma jardineira)? A ideia de plantar, e até mesmo replantar, é sinônimo de praticidade, sem contar que os alimentos serão muito mais saudáveis. Além disso, ter sua própria horta é uma ótima opção para quem quer economizar um dinheirinho no final do mês.

As carnes tem seu sabor ressaltado com a adição de ervas, deixando-as deliciosas!

O alecrim junto a outras ervas dá um toque saboroso a carne, ressaltando seu sabor.

Recomendadas
Pela Web