Como retirar manchas de gordura

As manchas de gordura têm solução! Vem conferir como é simples remover as desagradáveis manchas, deixando suas roupas e tecidos novos e prontos para a próxima aventura culinária.

Xô manchas: existem métodos bem simples para tirá-las.

Sem medo da sujeira! Por meio de métodos simples, você pode remover manchas de gordura.

Você está lá, curtindo o momento ao saborear um delicioso hot dog caprichado no molho, ou apreciando um pastel maravilhoso transbordando recheio, ou mesmo degustando um delicioso churrasco ou uma carne regada a molho agridoce, quando, de repente, um trágico acidente acontece: a gordura cai na sua roupa, formando uma mancha desagradável.

Esses acidentes culinários podem acontecer até mesmo na hora de cozinhar algo – os famigerados “respingos de óleo” – então, por isso, não desanime, pois tem solução. A boa notícia é que essas marcas não são permanentes, e, com algumas técnicas bem fáceis, você pode retirar as manchas e deixar as roupas – ou toalhas de mesa – prontas para uma nova rodada de pratos deliciosos, fartos e caprichados!

Quer saber algumas dicas de como se safar dessa na cozinha? Então vem ver como é simples!

Método 1: detergente e vinagre

– Detergente neutro (aquele mesmo que você utiliza para lavar louça. Porém, dê preferência aos básicos e incolores. Mas caso você só tenha detergente de cores fortes, certifique-se de diluí-lo antes).

Vinagre branco

– Luvas de borracha (por não utilizarmos produtos químicos, esse item é opcional)

Essa técnica é indicada principalmente para manchas recentes, e é bem simples. Basta você ir aplicando delicadamente o detergente por toda a mancha. Nessa próprio passo, você irá perceber a mancha se dissolvendo, pois os detergentes têm uma grande capacidade de absorção da gordura.

Em seguida, coloque vinagre branco por cima da mancha, de forma a enxaguar e remover o detergente. Após isso, é só concluir o processo lavando a roupa (ou o tecido em questão) normalmente. Mas, em caso de situações cotidianas que impedem de fazer uma lavagem no momento, você também pode trocar a máquina de lavar roupas por um pano umedecido com água, retirando o excesso de vinagre.

Caso as manchas insistam em ficar, não hesite em repetir os passos do detergente e do vinagre antes de colocá-la para lavagem.

Método 2: detergente e água quente, uma dupla poderosa

– Detergente neutro ou branco (no caso dos coloridos, diluir em água)

– Água quente

Esse método também é bem simples. Aplique detergente atrás da mancha – ou seja, no caso de uma blusa, vire-a do avesso – coloque o detergente espalhando delicadamente e esfregue de forma a eliminar as gorduras. Após isso, deixe descansando por aproximadamente 30 minutos.

Em seguida, despeje a água quente sobre a mancha, de forma que a água caia com pressão. Com um papel toalha, absorva ambos os lados do tecido no qual estava a mancha, removendo, assim, as gorduras. Caso a mancha não saia, repita o processo – e, se achar melhor, inclua um removedor de manchas.

Para finalizar, basta colocá-lo na máquina de lavar. E pronto! Roupas cheirosas, limpas e sem manchas.

Após remover as manchas, coloque as roupas para lavagem, ficando limpas e cheirosas.

Depois de seguir os métodos, nada melhor do que uma boa lavagem para garantir roupas cheirosas e sem nada de manchas!

Método 3: roupas já lavadas, mas que ainda estão com manchas

As manchas podem ser insistentes – e até inconvenientes – quando insistem em não sair. E nós sabemos o sufoco que é: aquele esfrega esfrega para tentar tirar a mancha, mas que dá a entender que nenhum esforço vai desapegar essa sujeirinha do tecido. Porém, ela pode sair de lá, e com a ajuda de apenas 2 ingredientes.

– 1 colher (sopa) de lustra móvel

– 1 colher (sopa) de detergente neutro

A solução consiste apenas em misturar os dois ingredientes. O líquido resultante deve ser aplicado sobre a mancha, deixando ali por cerca de 35 minutos.

Em seguida, basta enxaguar, esfregando um pouco para que a solução e mancha saiam. Depois, é só botar para lavar.

Método 4: o talco também pode resolver seus problemas

Aqui iremos usar o poder dos absorventes, que possuem a função de “sugar” a gordura, e assim, diminuir os estragos da mancha.

– Papel toalha

– Talco (você também pode substituir o talco pelo amido de milho, fubá, sal e até bicarbonato de sódio)

– Removedor de manchas (opcional)

Aplique o papel toalha sobre a área manchada, de forma a retirar o excesso de gordura ali presente. Em seguida, basta aplicar o talco (ou um daqueles itens citados) sobre a mancha. Por ter função de absorção, deixe o talco descansando sobre a região manchada por algumas horas.

Após isso, retire o talco engordurado com o auxílio de uma esponja com solvente de limpeza a seco, ou simplesmente um pano úmido. Se as manchas persistirem, aplique um pouco de removedor de manchas em um pano, e coloque-o sobre a mancha, retirando-o assim que saturar. Em seguida, limpe com mais solvente.

Você também pode finalizar o processo de forma mais simples, aplicando detergente neutro e realizando o enxágue.

A maisena também tem uma grande capacidade de absorção de gordura.

O amido de milho, conhecido como maisena, também pode ser um ótimo ingrediente para retirar manchas!

Recomendadas
Pela Web