Como preparar uma feijoada para ninguém botar defeito

Vai preparar aquela feijoada para o fim de semana? Então vem conferir as nossas dicas para uma feijoada perfeita!

_148093592

É dia de feijoada! Um prato completo que não pode faltar na mesa dos brasileiros, é certamente um dos principais representantes da culinária nacional. Uma mistura de carnes com feijão, acompanhado de couve, arroz e algumas rodelas de laranja, é uma explosão de sabores. Mas na hora de preparar essa delícia, muita gente tem dificuldade. Qual o ponto do feijão? Como cozinho as carnes? É preciso dessalgar? Não se preocupe, preparar uma boa feijoada é mais fácil do que parece e com as nossas dicas, você vai conseguir uma feijoada perfeita para ninguém colocar defeito. Então separe os ingredientes, prepare aquela caipirinha e vem conferir as dicas para uma feijoada perfeita!

Para não exagerar no sal, dessalgue a carne

Para não ter uma feijoada muito salgada e não comprometer todo o o prato, primeiro é preciso dessalgar as carnes. Coloque as carnes de molho de um dia para o outro ou mais e vá trocando a água várias vezes. Se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias.

Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão…

Primeiro acrescente as carnes mais duras na panela com o feijão ainda cru, como: carne-seca, rabo e orelha. Após cerca de dez minutos você já pode acrescentar as outras carnes mais macias, como o lombo e a costelinha. E se você é daqueles que torce o nariz para as carnes mais exóticas do porco, pode ir se acostumando, pois o que realmente dá sabor a feijoada tradicional são: pé, orelha e rabo de porco. Se não quiser degustar essas carnes com a sua feijoada, você pode retirá-las após o cozimento.

E vamos botar água no feijão!

Na hora de preparar o feijão preto, escolha os grãos que estejam com a casca brilhante e que não esteja murcha. O feijão precisa estar novo, pois se não ele pode deixar opaco o seu caldo. Você também pode hidratar o seu feijão. Para isso, deixe-o de molho por 8 a 12 horas antes de cozinhar, lembrando sempre de trocar a água. Outro ponto é: feijoada gostosa é aquela que tem bastante caldo, para isso, acrescente dois litros de água para cada quilo de feijão, aproximadamente.

Faça um bom refogado, que é pra engrossar

Depois de cozido, tempere o feijão com alho, cebola e bacon. Uma folha de louro também faz toda a diferença. Quando terminar de cozinhar, deixe a panela um pouco aberta e deixe ao fogo por mais 20 minutos, isso fará com que o seu caldo engrosse um pouco mais.

shutterstock_114991801

Um montão de torresmo para acompanhar

Na sua feijoada não pode faltar como acompanhamento: torresmo, couve, arroz branco e laranja. O torresmo você pode fazer na sua frigideira com um pouco de óleo e ainda pode aproveitar a gordura da frigideira, pra melhor temperar a couve mineira. E para finalizar, sirva com algumas fatias de laranja-bahia ou a seleta que além de harmonizar muito bem com o sabor das carnes, ainda auxilia na digestão!

Então é isso, agora você já sabe todas as dicas para preparar a melhor feijoada da sua vida! E como já dizia o mestre, Chico Buarque: “Salta a cerveja estupidamente gelada pr’um batalhão e vamos botar água no feijão!

Recomendadas
Pela Web