Como preparar comida japonesa perfeitamente I – Sushis

É fã de sushis e tem vontade de tentar em casa? Confira nossas dicas!

shutterstock_160870697

Comida japonesa já caiu no gosto do brasileiros! Quem não gosta de um deliciosos sushi, sashimi ou tempurás!? E você sabia que pode preparar essas delícias em casa? Sim! Com algumas dicas e truques essenciais, você prepara diversos pratos dessa culinária rica em texturas e sabores. Vem conferir!

Aprenda a preparar o arroz perfeito para sushis muito mais gostosos

Para fazer aquele arroz diferente e adocicado da culinária japonesa, você não precisa se desesperar! É trabalhoso, mas vale a pena. O arroz utilizado é um arroz japonês próprio para isso, que possui grãos mais curtos e você pode encontrá-lo em qualquer loja de culinária japonesa/oriental.

Você sabia que, diferente do arroz comum, esse arroz japonês é temperado depois de cozido!? Isso mesmo, e esse tempero é super importante, pois oferece um sabor levemente avinagrado e adocicado. Esse tempero é constituído basicamente por: vinagre de arroz, sal e açúcar. Confira abaixo uma receita infalível de arroz

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de arroz japonês (grão curto)
  • 3 xícaras de chá de água
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1/2 xícara de chá de vinagre de arroz (pode usar outro vinagre branco)
  • 3 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

  1. Lave o arroz em uma peneira até que a água passe pelo arroz e escorra límpida
  2. Deixe o arroz descansar por aproximadamente 25 minutos
  3. Coloque em uma panela a água e o arroz em fogo alto, até ferver
  4. Depois abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos
  5. Retire do fogo e deixe a panela tampada, com o arroz, descansando por cerca de 10 minutos
  6. Em uma outra panela pequena, coloque o vinagre e o açúcar
  7. Leve ao fogo e assim que o açúcar dissolver, desligue
  8. Espalhe o arroz em uma travessa, regue com a calda de vinagre e açúcar, abanando com um leque, enquanto mistura bem o arroz (o importante aqui é esfriar o arroz rapidamente e misturar).

Pronto! Agora ele já está pronto para você manusear e preparar sushis, tekamakis, uramakis e muito mais.

salmão

Saber preparar uma peça de samão é essencial para o sucesso do seu prato japonês

 

Recheios, alga nori e como enrolar

Agora que você já sabe preparar o arroz japonês perfeito, confira sugestões de recheios e outros utensílios para os sushis ficarem super gostosos!

Salmão é, sem dúvida, o peixe mais amado quando o assunto é comida japonesa. Recheios com esse peixe somado a requeijão, cebolinha ou kani e até mesmo o trio salmão, kani e kiwi são perfeitos. Solte a imaginação! O peixe precisa ser cortado em cerca de 1 cm.

Aí é só colocar a alga nori sobre a esteira de bambu (esta deve ter sempre a parte brilhante para baixo), passar uma pequena quantidade de wassabi numa das extremidades, fora a fora e comece a espalhar o arroz e o recheio sobre a alga.

É necessário passar um pouco de vinagre de arroz na mão, pois o arroz é “grudento” e o vinagre de arroz ajuda a minimizar esse “grude”. Não exagere, para não mudar o sabor dos temperos.

Depois, adicione o recheio sobre o arroz (perto da borda de 0,5 cm onde foi passado o wassabi) e enrole cuidadosamente o sushi. Faça a ponta ficar por baixo do recheio, apertando bem, para que fiquem firmes. Enrole até o final e corte os sushis com cerca de 1,2 cm ou 1,5 cm de altura (um rolo de sushi rende de 8 a 10 unidades, dependendo da altura).

E pronto! Sirva com molho shoyu ou teriyaki, fica uma delícia!

Recomendadas
Pela Web