Como limpar panelas queimadas

Confira alguns truques de limpeza que vão salvar suas panelas!

shutterstock_494184469

Truques que vão deixar suas panelas brilhando!

Você é novo na culinária e, muitas vezes, não consegue calcular o tempo de preparo dos pratos e eles acabam queimando… Ou, mesmo com toda bagagem e experiência na cozinha, se a casa estiver cheia, o telefone tocar ou alguém te chamar, você acaba se distraindo e esquece de tirar a panela do fogo! Mesmo sendo possível salvar o alimento, a panela continua lá bem sujinha com as marcas de queimado.

Nós do TudoGostoso separamos alguns truques infalíveis para salvar suas panelas queimadas e deixá-las prontas para a próxima receita! Vamos às dicas?

Limpeza com vinagre branco

O vinagre é um ingrediente indispensável na cozinha não só por ser um tempero super versátil, mas também por suas propriedades de limpeza de diversos utensílios culinários, assim como as panelas. Para conseguir retirar as marcas de queimado, coloque o vinagre na panela cobrindo bem todas as manchas e leve para ferver em fogo alto por 5 minutos. Depois do tempo marcado, esfregue delicadamente os resíduos com o lado macio da esponja de lavar louça. Prontinho!

Retirando manchas de queimado com água e sal

Esse processo é recomendado se os queimados da panela estiverem leves, sem muitos alimentos grudados. O primeiro passo, é retirar o “grosso” de sujeira lavando a panela normalmente, com água e detergente. Depois, cubra as manchas com água bem quente e 3 colheres (sopa) de sal. Deixe a panela de molho nessa solução e esfregue bem com uma esponja de aço. Se sua panela for de inox, opte por esfregar com uma escovinha para que a panela não fique arranhada.

shutterstock_491633593

Na hora de lavar a panela com detergente, é indicado usar água quente para retirar os excessos de comida

Panelas brilhando com água sanitária!

Essa técnica de limpeza é simples de fazer, mas só deve ser feita se sua panela estiver bem queimada! Se o caso for mais superficial, experimente nossas outras dicas, certo? Esse processo é bem parecido com o do vinagre, só que a água sanitária deve ser usada em casos bem difíceis. Primeiro, cubra as manchas com água sanitária e adicione 1 copo de água. Leve ao fogo e deixe ferver. Ah, atenção! Tome cuidado para não inspirar o vapor dessa mistura, levantado a partir da fervura. Depois que a panela esfriar, dispense a mistura e esfregue a panela com a parte macia de uma esponja.

Bicarbonato de sódio para panelas muito queimadas

Mais um aliado da limpeza na cozinha na nossa lista! Você pode utilizar o bicarbonato de sódio para limpar muitos utensílios de cozinha, inclusive panelas! Primeiro, polvilhe o bicarbonato por toda a panela, cobrindo todas as marcas de queimado. Adicione 2 colheres (sopa) de água e misture bem, criando uma espécie de pasta. Leve ao fogo e deixe até ferver. Depois disso, apague o fogo e lave normalmente com uma esponja de aço. Prontinho! Ele vai salvar suas panelas, pode acreditar!

shutterstock_280502606

Misture o bicarbonato com água até formar uma pasta!

Recomendadas
Pela Web