Como limpar o micro-ondas de forma fácil e rápida

Sabe como limpar o micro-ondas de uma forma fácil e rápida? Vem conferir como você pode fazer essa limpeza usando apenas 2 ingredientes!

Micro-ondas: poderíamos agradecer todos os dias a pessoa que inventou esse utensílio doméstico tão maravilhoso para nos salva na correria do dia a dia!

Sendo um dos aparelhos mais práticos da cozinha, a frequência com que usamos o micro-ondas é muito (muito) alta. Porém, o hábito de usá-lo já se tornou algo natural, de forma com que esquecemos que ele, assim como um prato utilizado, precisa ser lavado e higienizado como qualquer outro item da cozinha.

Simples e rápido: água + limão (ou vinagre) podem dar uma limpeza digna no seu micro-ondas!

Simples e rápido: água + limão (ou vinagre) podem dar uma limpeza digna no seu micro-ondas!

Higienização é algo de extrema importância, principalmente quando se trata da cozinha. E o micro-ondas não está fora dessa! Muitas vezes, ao esquentar algum alimento, ele acaba respingando e sujando a parte interior do eletrodoméstico. A questão é que, se não passamos apenas um “paninho”, deixamos ali a sujeira. E aí acontece o pior: o acúmulo, que pode se tornar um local propício para o surgimento de bactérias, o que pode levar a uma possível contaminação das comidas e acabar em uma infecção alimentar.

Mas ninguém quer seu alimento invadido por bactérias, não é mesmo?! Então vem conferir com a gente como é mais fácil do que você imagina deixar seu micro-ondas limpo, livre de manchas e odores!

O bom e velho vinagre

Nada melhor que um truque caseiro para deixar seu micro-ondas limpo e com carinha de novo. Por isso, você vai precisar de nada mais nada menos que água e vinagre! Segue aqui o passo a passo bem simples:

– Coloque água em uma vasilha pequena de vidro ou louça (fique atento, pois você deve utilizar somente recipientes que são próprios para uso no micro-ondas), e adicione 1 colher (sopa) de vinagre;

– Em seguida, coloque essa “mistura” no micro-ondas e o ligue por 5 minutos, em potência máxima;

– Assim que acabar os 5 minutos, não tire a vasilha do micro-ondas. Deixe-a ali dentro por cerca de 3 minutos;

– Após esse tempo, abra o micro-ondas e retire a vasilha (com cuidado, pois ela pode estar quente);

– O resultado é que as sujeiras do interior estarão amolecidas pelo vapor da mistura. Agora, basta apenas pegar um papel toalha ou um pano seco limpo, e passar pela sujeira. Elas sairão facilmente!

– Para a limpeza completa, retire o prato giratório e o lave normalmente.

Quer solução? Limão 

Já deu pra perceber que limão é aquele ingrediente que não pode faltar na sua casa! Ele é tão versátil que serve tanto para temperar alimentos, quanto para contribuir com a limpeza.

Para isso, você irá precisar somente de água e limão. Confere aqui:

– Parta 1 limão ao meio, e coloque as duas metades viradas para baixo em um prato de sobremesa;

– Adicione 1 colher (sopa) de água no prato com as metades dos limões;

– Após isso, liguei o micro-ondas na potência máxima por 1 minuto;

– Isso irá amolecer a sujeira. Com um pano seco limpo ou um papel-toalha, passe pelo interior do micro-ondas e você verá que a sujeira sairá facilmente!

– Além disso, o limão contribui para que o interior fique com um aroma agradável.

Fique atento aos detalhes!

Certifique-se sempre de não colocar recipientes inapropriados no micro-ondas. Materiais de alumínio ou metalizados não podem ser levados ao micro-ondas, pois podem, na pior das hipóteses, causar sérios acidentes e até incêndios.

Além disso, ao realizar essas misturas caseiras, não tampe a vasilha, ok? É o vapor liberado pela água com seu ingrediente que irá amolecer a sujeira, e, se tampada, o processo não irá funcionar.

Depois de limpo, voilá! Se jogue nas receitas práticas e deliciosas feitas no micro-ondas, além de truques infalíveis que irão te ajudar no dia a dia! Mas olha lá, hein: só não se esqueça de adquirir o hábito de deixá-lo sempre limpo e pronto para próximas receitas.

Recomendadas
Pela Web